A Barca
Crédito: Marcelo Scaranari

Veja no Mapa »

A Barca

A BARCA é um grupo paulista que pesquisa gêneros tradicionais brasileiros desde 1998. Formado por André Magalhães (bateria e percussão), Ari Colares (percussão), Chico Saraiva (violão), Juçara Marçal (voz), Lincoln Antonio (piano), Marcelo Pretto (voz), Renata Amaral (contrabaixo elétrico), Sandra Ximenez (voz) e Thomas Rohrer (rabeca e saxofone), o grupo cria arranjos e composições inéditas inspiradas nas manifestações populares e tradicionais pesquisadas. O resultado pode ser conferido nas apresentações e publicações do grupo.

A primeira viagem a campo do grupo foi em 1999 pelo projeto Universidade Solidária, quando A Barca passou por sete cidades do Pará e Maranhão, estabelecendo os primeiros diálogos culturais com grupos destas cidades, como o carimbó de Santarém Novo (PA), a Tenda São José em Pirapemas (MA) e a Casa Fanti-Ashanti em São Luís do Maranhão.

Em maio de 2000 o grupo lançou seu primeiro CD Turista Aprendiz pelo selo CPC-Umes, resultado da participação no Projeto Rumos do Itaú Cultural.

O Turista Aprendiz foi um projeto da Barca que percorreu 21 municípios carentes e periferias de capitais em 9 estados brasileiros realizando shows, oficinas de criação musical e vivências. A viagem teve 50 dias de duração, nos quais músicos e equipe produtora viajaram num ônibus/estúdio/palco adaptável a espaços e condições diversos. Os pesquisadores da Barca realizaram registros inéditos em áudio e vídeo de cerca de trinta grupos tradicionais. Esse material foi organizado em uma caixa com 3 CDs e um DVD, acompanhados de um encarte de 120 páginas.

O encarte detalha as comunidades visitadas, as manifestações registradas (como o Tambor de Crioula e o Boi de Cururupu - do Maranhão; o Reisado, o Guerreiro e a Banda Cabaçal, do Ceará; entre outros), as letras das músicas gravadas, e textos bilíngües com informações raras sobre os gêneros, depoimentos dos mestres populares e um diário de viagem que, somente quem assistiu as festas e rituais e conviveu com os membros das comunidades, poderia descrever.

Já em 2002, seu segundo CD, Baião de Princesas, foi gravado em parceria com a Casa Fanti-Ashanti do Maranhão, enfocando o repertório tradicional de um ritual específico dessa casa.

A Barca realizou o projeto Trilhas, apoiado pelo PAC e pela Votorantim, visitando cidades de Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul, com shows, oficinas e exibições dos documentários do grupo. Em setembro de 2008, depois de mais de 300 shows por todo o país, o grupo festejou seu 10º aniversário com uma temporada de shows no Teatro Sesc Pompéia com a presença de vários grupos e mestres, entre eles, o Boi de Maracanã (MA) e o carimbó de Santarém Novo (PA).

A Barca também participou da Virada Cultural (SP); Mercado Cultural de Salvador; TEIA – Mostra de Cultura e Economia Solidária em Brasília e São Paulo; Feira Nacional de Agricultura Familiar e Reforma Agrária em Porto Alegre e Rio de Janeiro; Salão do Turismo em São Paulo; Projeto Saravá, Mário de Andrade! (itinerância Sesc São Paulo); São João em Recife; Semana da Música da UFSCar em São Carlos (SP); festivais em Ouro Preto, Ouro Branco, Serra da Capivara e Paranapiacaba; mais aulas-shows no projeto Rumos Educação Andanças e Chegadas, entre outros.

O grupo participou do Encontro de Culturas da Chapada dos Veadeiros nos anos de 2007 e 2015.

Mais informações sobre o grupo no site: http://www.barca.com.br

Com informações da resenha de Sonia Hay (UFG) publicada na revista Música Hodie; e mais release do grupo.




artistas e grupos similares
Chasky

Chasky

A arte não conhece barreiras geográficas ou limitações nos estilos. Com base nessa universalidade da arte, os músicos do grupo [»]

Conhecer »
Mestre Solano - o Rei da guitarrada

Mestre Solano - o Rei da guitarrada

Mestre Solano percorre o País difundindo a música paraense, quebrando barreiras geográficas e culturais, ensinando que a música [»]

Conhecer »
Doroty Marques

Doroty Marques

A cantora, compositora e arte-educadora Doroty Marques nasceu em Minas Gerais, no ano de 1946. Irmã dos músicos Dércio Marques e [»]

Conhecer »