Ananda Jyothi
Marcelo Scaranari

Ananda Jyothi

Natural de Kerala, estado do sul da Índia, Ananda Jyothi vive no Brasil há dez anos, desde quando iniciou o trabalho e pesquisa que propõe o encontro musical e espiritual entre Índia e Brasil. Ao longo desses anos tem espalhado os mantras indianos pelo país, tocando com diversos músicos, inspirando muitas pessoas em shows, onde entoa os mantras tocando sua tabla.

No início da sua jornada pela música, Jyothi viajou por muitos anos em seu país místico, buscando várias tradições espirituais da índia e encontrando muitos mestres, Yogues e yoginis. Nestas caminhadas, teve a oportunidade de conhecer várias tradições musicais folclóricas e clássicas indianas. Estudou a percurssão tradicional Tabla, na cidade de Varanasi, com o professor Dinesh Prasad. 

Após beber de diversas fontes de seu país, foi para a Europa, viajando por vários países, conhecendo tradições musicais de cada um deles. Passou pela Inglaterra, Áustria, Suíça, Holanda, Itália, França, Espanha e Grécia. Foi nessa época que obteve maior conhecimento e contato com a musicalidade do ocidente. 

Ao chegar no Brasil, conheceu a música brasileira e tocou com diversos músicos, acompanhando com sua Tabla shows de MPB, Bossa Nova e Jazz. 

No Rio de Janeiro formou o grupo MantraPop junto com João Paulo Mendonça e André Gomes. Lançou seu primeiro CD no Brasil, com o mesmo nome do grupo, dedicado à Paz Mundial. 

Ao mudar-se para Brasília, continuou seus experimentos com a música brasileira, encontrando o músico Kiko Peres, ex Natiruts, que produziu e dirigiu o seu CD Bhadrakali, com a participação de vários nomes da música brasiliense. 

Em 2009, lançou seu quarto CD musical gravado no Brasil, Cravo da Índia. Além da música, tem realizado alguns documentários sobre a tradição e espiritualidade indiana. O trabalho e estudos da Leitura das Mãos acompanha Ananda Jyothi há mais de 25 anos.

Na Índia, sempre é procurado por amigos, empresários, artistas e todos os tipos de pessoas, até pelos descendentes das famílias reais, que ainda mantém a tradição de ler as mãos antes de qualquer tomada de decisão. No Brasil, atende nas principais capitais brasileiras onde existe grande interesse por esse trabalho de ajuda, orientação e auto-conhecimento.

Saiba mais

http://www.mantrabrasil.com/

http://anandajyothi.blogspot.com.br/

artistas e grupos similares
Nãnan Matos

Nãnan Matos

Nascida em Brasília, a cantora e percussionista Nãnan Matos carrega o pulsar criativo da diversidade cultural afro-brasileira e tr [»]

Conhecer »
Flor de Manacá

Flor de Manacá

Com o intuito de construir mais espaços para as mulheres na música, nasce a Banda Flor de Manacá (RJ), de forró. [»]

Conhecer »
Chasky

Chasky

A arte não conhece barreiras geográficas ou limitações nos estilos. Com base nessa universalidade da arte, os músicos do grupo [»]

Conhecer »