Renata Rosa
Anne Vilela

Veja no Mapa »

Renata Rosa

Renata Rosa já participou de projetos como o Maracatu de Baque Solto Estrela de Ouro de Aliança, de Penambuco. Como atriz, fez sua estreia na televisão em 2007, na minissérie A Pedra do Reino, inspirada na obra Romance d'A Pedra do Reino e o Príncipe do Sangue do Vai-e-Volta, de Ariano Suassuna, onde interpretou a personagem Maria Safira.

Conhecida por sua voz sinuosa e cristalina, a cantora tem um apurado sentido de interpretação e, graças a seu primor cênico, vem se tornando uma das artistas de maior reconhecimento fora do país, principalmente na Europa. A rabeca é o eixo de sua obra, que foge aos limites brasileiros e se afirma na ancestralidade ibérica, o que confere universalidade a suas canções. O instrumento nas mãos de Renata Rosa também dialoga com os violinos do brasileiro Ricardo Herz e do francês Didier Lockwood, com o kamanche oriental (instrumento com quatro cordas metálicas e uma caixa de madeira, em forma de hemisfério, coberta por uma membrana de pele de carneiro) e a gadulka (instrumento de cordas tocado com arco, similar ao violino, mas com cordas duplas e com uma corda de baixo) do leste europeu.

Seu trabalho é aprofundado em pesquisas culturais e sonoras nos estados de Pernambuco e Alagoas. Os cantos das rodas de coco, de maracatu rural-tradicional e do cavalo marinho foram temas de suas investigações. Diversas de suas canções não têm registro de direito autoral, são de domínio público, pois representam o canto do povo. Devido à simplicidade como as canções são apresentadas e à boa crítica às suas performances, a cantora e sua banda fazem constantes turnês pelos Estados Unidos e inúmeros países europeus, como França, Bélgica, Holanda, Alemanha, Suíça e Dinamarca.

artistas e grupos similares
Comunidade do Sítio Histórico Kalunga

Comunidade do Sítio Histórico Kalunga

O Sitio Histórico Kalunga, no sertão goiano, chega a abrigar cerca de 4.500 pessoas na z [»]

Conhecer »
Mestre Solano - o Rei da guitarrada

Mestre Solano - o Rei da guitarrada

Mestre Solano percorre o País difundindo a música paraense, quebrando barreiras geográficas e culturais, ensinando que a música [»]

Conhecer »
Flautins Matuá

Flautins Matuá

O Grupo Pífanos Flautins Matuá apresenta o show “Fuá na Cidade” e a intervenção “Fuá”, durante o XII Encontro de Cultu [»]

Conhecer »