Meninas de Sinhá

Meninas de Sinhá

O grupo Meninas de Sinhá, formado por mulheres do bairro Alto Vera Cruz, bastante conhecido culturalmente e por seu compromisso social na periferia de Belo Horizonte (MG), nasceu de encontros sociais em 1989 idealizado por Dona Valdete Cordeiro, que se preocupava com a autoestima de suas vizinhas usuárias de fortes medicamentos para depressão. Assim, Meninas de Sinhá, vem do desejo de compartilhar experiências e elevar a autoestima, sendo, atualmente, referência nacional, quando o assunto é transformação social por meio da cultura. A arte de cantar, dançar e relembrar antigas cantigas de roda, cirandas e brincadeiras infantis deu frutos e trouxe reconhecimento.

Com o CD “Tá caindo Fulô", produção independente/2007, o projeto sociocultural recebeu o Prêmio Tim de Música Brasileira/2008 e o 6º Prêmio Rival Petrobrás de Música, além de ser reconhecido pelo Ministério da Cultura do Brasil no Prêmio Cultura Viva/2007 e, em 2013, foi contemplado pela Fundação Banco do Brasil com o Certificado de Tecnologia Social, por sua atuação em promover a cultura das cantigas de roda, a busca da alegria através da música e interações comunitárias e sua pesquisa e valorização de mulheres idosas, cooperando para o reconhecimento internacional e nacional como patrimônio cultural brasileiro.

Formado atualmente por 22 mulheres com idade entre 54 e 95 anos, o Meninas de Sinhá promove oficinas, shows, palestras motivacionais, projetos educativos ministrando cursos e palestras resgatando brincadeiras, cantigas de roda e, inclusive, interagindo com as culturas diversas. Além de suas ações culturais o grupo permanentemente se apresenta em asilos, creches, penitenciárias, escolas e hospitais levando alegria e nova motivação em viver, sempre trabalhando públicos diversos entre adultos, jovens e crianças enfatizando a figura da mulher como instigadora motivacional.

O objetivo do grupo é demonstrar a força, a beleza e enfatizar o grande potencial feminino de suas integrantes valorizando sua comunidade e interagindo com um público bem diverso que vão desde crianças a idosos e também a pessoas que estão à margem do consumo de cultura até pessoas intelectuais e doutores de psicologia, educação etc. Seu repertório mescla músicas de domínio público, próprias e releituras populares.

Em 2015 o grupo apresenta seu mais recente trabalho o show “Daqui do Alto” que pretende ser uma celebração das memórias vividas em 18 anos do reconhecido e primoroso trabalho com estas mulheres de região carente em BH agora também apresentado em DVD.

Em 2016 o Grupo Meninas de Sinhá completou, orgulhosamente, 20 anos. E para comemorar essa data, foi lançado um selo especial para o grupo, e ainda outras peças promocionais.

Luz! Ação! Soam as zabumbas e os xequerés! As Meninas de Sinhá sobem ao palco com suas saias rodadas e flores no cabelo!

***Com informações do site oficial das Meninas de Sinhá.

artistas e grupos similares
Passarinhos do Cerrado

Passarinhos do Cerrado

O grupo Passarinhos do Cerrado foi criado no ano de 2006, quando seis jovens músicos goianos se uniram com a proposta de fazer um e [»]

Conhecer »
Mawaca

Mawaca

[»]

Conhecer »
Merken

Merken

[»]

Conhecer »