Os Pássaros Tangará
Divulgação

Veja no Mapa »

Os Pássaros Tangará

O Grupo de Dança Os Pássaros Tangará foi criado junto com a Associação Folclórica de Tangará da Serra, com a premissa de divulgar e promover as manifestações culturais tradicionais do estado. A associação também atua na divulgação de representações indígenas, afrodescendentes e outras culturas existentes no município.

Constituem-se como um grupo de Siriri, dança típica da região cuiabana, mas que não possuía grande força na região norte do estado, onde está a cidade de Tangará da Serra. O Siriri é executado em pares: as mulheres com longas saias rodadas e floridas, enquanto os homens, com pés descalços vestem camisas, calças e chapéu de palha.

Além das apresentações, Os Pássaros Tangará desenvolvem um trabalho de capacitação dos componentes e da comunidade em geral, para atuarem como multiplicadores das tradições, perpetuando a cultura local.

Siriri

O siriri, ciriri ou siriá é uma dança folclórica dos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul que integra as festas tradicionais e os festejos religiosos da região Centro-Oeste. A dança lembra as brincadeiras indígenas, com ritmo e expressão que misturam aspectos africanos, portugueses e espanhóis. A música fala das coisas da vida de forma simples e alegre. Os instrumentos musicais que acompanham as canções são a viola de cocho, o cracaha (ou ganzá) e o mocho (ou tamboril). A expressão cultural e a coreografia do siriri transmitem o respeito e o culto à amizade, por isso é conhecido como 'dança-mensagem'.

É uma dança de vários passos, no entanto, em alguns movimentos, os dançarinos parecem estar brincando. O siriri é praticado na cidade e na zona rural e é presença garantida em festas, batizados e casamentos, além dos festejos religiosos. A coreografia é variada e sem uma interpretação definida e a dança acontece nas salas das casas, varandas ou terreiros. As vozes dos cantadores são estridentes, transmitindo tristeza e nostalgia nas músicas tristes e alegria e descontração nas canções de festejo.

O siriri de roda exige um número par de participantes, pois cada um dança com seu parceiro. Os participantes tocam as mãos espalmadas do parceiro da esquerda e da direita em movimentos comuns e rápidos. Cantores ficam de um lado com os instrumentos e cantam até a segunda estrofe, os dançarinos respondem cantando as estrofes finais. No siriri de fileira, a fila de mulheres fica à frente da fila de homens e os pares batem palmas.

O siriri mamãe, olhe o carneiro é formado por uma roda fechada, com os pares de mãos dadas. A dança começa quando uma pessoa no centro da roda tenta escapar, os demais devem impedir a fuga, quem permitir a saída da pessoa assume o seu lugar. O siri de galope é formado por quatro pares, cada par em um lugar diferente. Eles se cruzam com pulos diagonais pelas laterais. Por fim, o siriri boi-tá-brabo-no-currá caracteriza-se por uma roda simples formada por pessoas de mãos dadas. Uma pessoa fica no centro da roda e faz o papel do boi que tenta escapar, mas é impedido pelos demais.

Existem duas versões para a origem do termo siriri. Uma diz que o nome vem da palavra portuguesa otiriri, que se refere a uma representação teatral irônica comum no século XVIII; a outra diz que o termo relaciona-se ao nome de um cupim de asas, chamado siriri, que tem o vôo parecido com os passos da dança.

Cururu

Cururu é uma dança folclórica regional típica da região Centro-Oeste (Mato Grosso e Mato Grosso do Sul), mas originária de São Paulo. Também pode ser somente cantada, com dois violeiros a disputar versos e repentes. No Centro-Oeste, é típica das festas dos santos padroeiros, principalmente do Divino Espírito Santo e de São Benedito. Os instrumentos musicais que acompanham as canções também são a viola de cocho, o cracaha (ou ganzá) e o mocho (ou tamboril).

artistas e grupos similares
Dança do Manzuá

Dança do Manzuá

Dança em grupo com improviso de versos e revezamento no centro da roda, brincadeira da Chapada Gaúcha no Parque Nacional do Grande [»]

Conhecer »
Célia Sampaio

Célia Sampaio

Célia Sampaio, nascida em São Luís do Maranhão, é uma cantora e compositora de reggae. Sua trajetória na música maranhense e [»]

Conhecer »
Pé de Cerrado

Pé de Cerrado

[»]

Conhecer »