Flavia Wenceslau
Divulgação

Veja no Mapa »

Flavia Wenceslau

Som leve, dançante e alegre é a proposta da cantora e compositora paraibana Flavia Wenceslau com o álbum 'Saia de Retalho', lançado em 2010, com participação de Margareth Meneses e Mariene de Castro. O trabalho procura seguir, segundo a cantora, uma costura coerente entre arranjos, temas e diversidade de ritmos que são marca da identidade sonora da artista fortemente influenciada pela cultura nordestina. 

Transitando facilmente entre os vários estilos da música popular brasileira, as canções que apresenta ao público denotam uma variedade surpreendente de influências dentro de seu trabalho, que vão assumidamente de Maria Bethânia e Fafá de Belém a Janis Joplin e Freddie Mercury. Isso acabou formando uma cantora/compositora ímpar, cuja técnica vocal refinada, aliada a uma interpretação repleta de sentimento, vem conquistando crítica e público.

Nascida em Nova Floresta, na Paraíba, Flavia teve a música como sua companheira natural desde a mais tenra idade, estimulada por um ambiente no qual a melodia era rotina familiar. Já adolescente, transitou entre as bandas de baile e apresentações acústicas e intimistas no circuito da noite e em festivais. Duas décadas, um troféu Caymmi, música em trilha de novela e todo um universo multicultural brasileiro. O que temos é uma artista experiente, livre de rótulos e disposta a surpreender.

E surpresas são fartas numa primeira (ou segunda, ou terceira…) audição de "Saia de Retalho". “Se Eu Puder Voar” faz o CD começar num clima ameno e conhecido, mas ainda assim já demonstra o poder da voz e da interpretação da artista. É música para dançar, mas a letra preciosa – coisa tão em falta nas rádios populares de hoje em dia – dá ao ouvinte uma noção do que virá adiante. “Pra Ver Tanajura” remete aos sonhos e imagens da infância interiorana, mas não há nostalgia aqui, apenas celebração – o ritmo ainda é tão convidativo quanto a da faixa anterior.

Voz e violão imperam em “Você Que Vai Chegar”, uma daquelas canções em que imagens de esperança arrancam em pouquíssimo tempo um sorriso do ouvinte. Em conjunto com a música que se segue e dá nome ao disco, demonstra com mais exatidão a Flávia Wenceslau instrumentista, cuja técnica amadureceu juntamente com a voz nos tantos anos de estrada. O título do CD aqui se justifica: o som que Flávia oferece passeia livremente por ritmos distintos, mas que mantêm a coesão graças ao seu timbre singular, que costura tudo isso num trabalho bem característico. A beleza e a diversidade de uma saia de retalhos em formato sonoro.

Tudo isso em arranjos simples mas notáveis, como prova o regional novamente em evidência em “Filha do Mar”, em que Flávia duela gentilmente com a voz grave de Mariene de Castro, e “Borocochô”, que reafirma o convite para dançar feito no início do disco. Quando o corpo já se rendeu ao ritmo das anteriores, vem “Pra Você Cuidar” e conquista o sentimento do ouvinte, no caso improvável disso ainda não ter acontecido. Nem tente passar incólume pela doce combinação de letra e melodia, não há como resistir. Ela se localiza no disco entre duas performances preciosas do refinado vocal de Flavia, “Carona de Beija-Flor” e “Te Desejo Vida” . Não é precipitado, com base nelas, já posicionar a cantora num lugar de destaque em nosso panteão de vozes femininas marcantes.

“Para Luísa” e “Love My Way”, esta contando com a participação de Margareth Menezes, finalizam o disco sem deixar com que as sensações acumuladas até aqui se percam, no belo cenário montado pelo imaginário que a voz  da cantora sugere. Temos sinceridade, temos sentimento: ela é exatamente aquilo que canta, sem afetação ou modismos. Experimente Saia de Retalho com a certeza de que está se expondo a uma obra única, visto que Flavia Wenceslau é uma artesã da boa música. Pode esperar o melhor dela, sempre.

Discos gravados: 

- Agora (2003);

- Quase Primavera (2005);

 - Saia de Retalho.

Ouça as músicas de Flavia no Myspace.

Saiba mais: 
www.flaviawenceslau.com.br
 
artistas e grupos similares
Afoxé Omô Nilê Ogunjá

Afoxé Omô Nilê Ogunjá

O Afoxé Omô Nilê Ogunjá é um grupo cultural e artísticos, fundado em 4 de outubro de 2004, na UR 1-Ibura, onde está plantado [»]

Conhecer »
Roraima Trio

Roraima Trio

O projeto Trio Roraima concebido pelo cantor e compositor Roraima - apelido motivado pelo estado em que o artista nasceu - vai além [»]

Conhecer »
Mateus Aleluia

Mateus Aleluia

Nascido em Cachoeira (BA), Mateus Aleluia é o único integrante d’Os Tincoãs ainda vivo. Os Tincoãs são herdeiros da diversida [»]

Conhecer »