Cururu Paulista
Fredox

Veja no Mapa »

Cururu Paulista

Originário de Piracicaba, o Cururu Paulista é uma manifestação típica do Vale do Médio Tietê, praticada em cidades como Sorocaba, Botucatu, Conchas, Tatuí, Tietê e Laranjal Paulista. Apesar das modificações que sofreu ao longo do tempo, características como a parte religiosa das cantorias ainda sobrevivem. 

No Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros, o Cururu Paulista foi representado pelos violeiros Volmi Batista e Luiz Faria. Na mesma noite em que subiu ao palco o Cururu e o Siriri do Mato Grosso, o público pôde conhecer as duas modalidades do ritmo. Volmi Batista é Presidente do Clube do Violeiro Caipira de Brasília e faz dupla com Aparício Ribeiro. Luiz Faria é natural de Flórida Paulista, mas vive na cidade de Campinas há mais de 40 anos; faz dupla com Silva Neto.

Volmi e Luiz são amigos e pesquisadores da música caipira, não apenas do Cururu. Em relação às suas incursões pelo ritmo, o paulista brinca: "Eu não sou curureiro de Piracicaba, mas nós estamos aqui quebrando o galho. O dom da coisa Deus deu foi para eles". Os violeiros fizeram uma apresentação na qual mostraram músicas conhecidas e algumas improvisações feitas com a viola e os versos. Sobre a relação entre o Cururu e as festas religiosas, Volmi explica: "Os cantadores cantam homenageando os santos ou alguma divindade, como por exemplo a Carreira do Divino, mas o ritmo não é genuíno das festas".

Volmi explicou ainda a diferença entre o Cururu Paulista e o Cururu do Mato Grosso. "Não se sabe qual é o Cururu original, a diferença é que o do Mato Grosso é um ritmo dançante e é feito com viola de cocho. Por meio das nossas pesquisas nós acreditamos que o Cururu matogrossense tem origem na Bahia, por ser dançante e percursivo. Já o Cururu Paulista tem origem indígena e é feito com viola. É uma modalidade de desafio e repente, onde os cururueiros improvisam de acordo com o mote. Já houve um Cururu Paulista dançante, que era dançado sapateando", esclareceu.   

artistas e grupos similares