Célia Sampaio
Fredox

Veja no Mapa »

Célia Sampaio

Célia Sampaio cresceu no Bairro da Liberdade, uma região de classe baixa da cidade. Formou-se em enfermagem e, também, produz corte e costura ligados a elementos africanos. Em 1984, começou a cantar no Bloco Afro Akomabu, primeiro bloco afro do carnaval do Maranhão. Canções do Ilê Aiyê e Filhos de Gandhi, ambas da Bahia, foram algumas das músicas interpretadas por ela durante a Folia de Momo. Também fazia parte do corpo de baile da Companhia Barrica, ao lado da também cantora maranhense, Rita Ribeiro.

Era a única mulher a integrar a banda Guethos, a primeira banda de reggae a tocar no palco do Teatro Arthur Azevedo, um dos mais antigos do Brasil, que fica na Cidade dos Azulejos, na capital do Maranhão. Fez apresentações na Alemanha e no Estado do Pará. Atuou como Backing Vocal de cantores de reggae internacional, tais como, Erick Donaldson e Judy Boucher.

Em 1999, Célia Sampaio partiu para a carreira solo. Abandonando a banda de reggae, passou a integrar o Projeto Nordeste, fazendo a abertura do show de Rita Ribeiro no Sesc-Pompéia, no Estado de São Paulo. Esse show foi importante para a divulgação de sua carreira, pois com ele ganhou visibilidade diante de outros artistas da música brasileira, como Virginia Rodrigues, Mestre Ambrósio, Leci Brandão, Chico César e Nação Zumbi.

No ano de 2009, participou do show SOS Maranhão realizado pela cantora Alcione, sua conterrânea, que foi um movimento solidário para com as pessoas que tiveram suas casas devastadas pelas chuvas no Estado. Atualmente divulga o CD Oyá que traz regravações de Reggae e Afoxé cantados por Célia Sampaio nos últimos anos.

Reggae no Maranhão

São Luis, capital do Maranhão, é a cidade brasileira que tem o maior consumo do reggae roots, o reggae de raízes. Por isso, a cidade foi apelidada de Jamaica Brasileira. Desde o final da década de 70, quando o reggae invadiu o Maranhão através dos rádios sintonizados em ondas curtas (costume do povo local para poder ouvir os sons que vinham do Caribe) chegando até as radíolas (verdadeiros paredões em equipamentos de som que agitam as festas até hoje), esse ritmo é um fenômeno que não pára de crescer. No Maranhão, o reggae e as famosas radíolas se tornaram parte da cultura, totalmente enraizados no coração de São Luis. 

Saiba mais:

http://www.celiasampaio.com/biografia/

artistas e grupos similares
Nação Latina

Nação Latina

[»]

Conhecer »
Mawaca

Mawaca

[»]

Conhecer »
Alessandra Leão

Alessandra Leão

Compositora, cantora e percussionista, nascida em Pernambuco. Foi uma das integrantes/fundadoras da banda Comadre Fulorzinha. [»]

Conhecer »