Mariana Carrizo
nao tem

Mariana Carrizo

Uma voz firme entoando um lamento que canta as dores e as belezas da cultura andina é interrompida somente pelo som de um tambor indígena, ou caixa e, juntos, voz e instrumento vão desenhando  as coplas argentinas, composições poéticas que misturam  a copla espanhola de estirpe literária, aos cantos comunitários indígenas das regiões andinas. Antigamente eram cantadas nas línguas indígenas, principalmente quechua, mas foram se popularizando na língua espanhola e hoje é presença marcante nos festivais dos povos nativos da argentina.

 E foi justamente num desses festivais, O Festival de Folclore de Cosquín, onde ganhou o importante prêmio Consagração, que Mariana Carrizo saiu para o mundo, levando em seu canto uma mensagem em forma de ritual sagrado.

 Nascida entre os Valles Calchaquies, no estado de Salta, noroeste da Argentina, Mariana Carrizo , é criolla com raízes Diaguita Calchaquies. Cresceu nessa região de grande concentração indígena, onde as diferenças sociais e os preconceitos com o índio e a mulher são marcantes.

 Sua arte vem de cantigas ancestrais dos pastores de cabra que consagram de forma festiva a semeadura, a colheita e as relações humanas na cultura andina; a comunhão com o universo.

 Mariana também desenvolve projetos junto à comunidade de sua região para dar visibilidade às questões indígenas, da mulher e da destruição da Mama Pacha através de seus versos. Além de patrocinar filmes, documentários e livros, ela participa ativamente do “Encontro de Copleros” em Salta, que em sua última edição reuniu cerca de 250 copleros.

 Seus trabalhos mais conhecidos são Bangualas y Algo Más, Livre y Dueña e Coplas de Sangre.

 

artistas e grupos similares
Jorge Schellemberg e o Candombe

Jorge Schellemberg e o Candombe

Música do candombe uruguaio em leitura contemporanea, fundido com jazz, blues, reggae. [»]

Conhecer »
Chico César

Chico César

Nascido Francisco César Gonçalves em 26 de janeiro de 1964, no município de Catolé do Rocha, interior da Paraíba, aos dezesseis [»]

Conhecer »
Pé de Cerrado

Pé de Cerrado

[»]

Conhecer »