Catupé Santa Efigênia de Catalão
Anne Vilela

Catupé Santa Efigênia de Catalão

O Catupé Santa Efigênia de Catalão (GO) foi fundado em 2007 e é conduzido pelos capitães Saulo Júnior e Samuel. As cores predominantes são o preto, presente na calça e no chapéu e o prata, cor da camisa usada por todos os devotos do grupo e fitas coloridas nos chapéus, simbolizando os mantos de Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia. O grupo se apresenta com passos sincronizados e fortes batidas, tudo guiado pela voz do capitão Saulo.

O grupo completo se apresenta com caixas, tarol, acordeão, pandeiros e bandeira. Os ternos começam a sair pela cidade no segundo final de semana de agosto. “A gente vai até o início de outubro. Aí quando é dia primeiro de outubro tem a alvorada, as novenas. No final das novenas tem o levantamento do mastro e depois, no decorrer de sábado, domingo e segunda aí é o forte das congadas, que reúne os grupos, todo mundo fardado...”, conta Saulo Junior, capitão do Congo.

Assim como manda o costume em várias outras festas religiosas, o festeiro é o responsável pela organização e também pelos gastos da tradição, contando com a ajuda da Irmandade do Rosário e também da prefeitura. Ainda segundo o capitão do Catupé de Santa Efigênia, a tradição das congadas é muito forte dentro da comunidade: “Quando tá os ternos na rua, você olha e tem mãe com menininho lá mamando e tá fardado, entendeu? O menino tá lá custando a andar, tá brincando, aí a mãe vai tirar lá de dentro e ele chora e briga, não quer sair, então pra nós é muito difícil a tradição se perder com o tempo”, afirma Saulo.

artistas e grupos similares
Terno de Moçambique do Capitão Júlio Antônio

Terno de Moçambique do Capitão Júlio Antônio

Liderados pelo Capitão Julio Antônio, os mineiros do Terno de Moçambique de Perdões se [»]

Conhecer »
Congada de Monte Alegre

Congada de Monte Alegre

Na cidade de Monte Alegre, no estado de Goiás, a Congada é uma festa que anima todos a os habitantes. A manifestação faz parte d [»]

Conhecer »
Congo de Niquelândia

Congo de Niquelândia

Com mais de 250 anos de história, essa tradição que mistura elementos ibéricos, africanos e indígenas é realizada em homenagem [»]

Conhecer »