João Arruda
Anne Vilela

Veja no Mapa »

João Arruda

Paulista, nascido em Campinas, João Arruda é um jovem violeiro que procura recriar em suas letras e melodias temas da cultura popular brasileira. No álbum Celebrasonhos, de 2007, está impresso o gosto do violeiro pela cultura do povo de cada região do Brasil. João Arruda usa não só os sons do violão mas, também, efeitos vocais inspirados em cantos dos povos nativos do país.

Em 2010, o cantor e compositor participou da IV Mostra da Canção Brasileira Independente do Centro Cultural Banco do Nordeste. Durante esse evento, ele se apresentou em cidades do nordeste como Juazeiro do Norte, no Ceará, e Sousa, em Pernambuco. No mesmo ano, o artista ganhava terras internacionais com o Projeto Samarro’s Brazil, com o qual se apresentou na França e Itália.

Já em 2011, fez parte do primeiro "A Reuni", Encontro de Violeiros realizado durante o XI Encontro de Culturas, em São Jorge. Na ocasião, João dividiu o palco com Dércio Marques, Paulo Freire, Pereira da Viola e Noel Andrade. Também como cantor e compositor, o violeiro já contribuiu com a trilha sonora de espetáculos, filmes e documentários.

Grupos

Como violeiro e admirador da cultura popular, João Arruda integra diversos grupos que trabalham com expressões artísticas de diversos tipos, como o Taboca da Mata, que trabalha com ritmos tradicionais do nordeste brasileiro. Ele integra também o grupo Chasky, de música latino-americana, e o Grupo Cantavento, que trabalha com música infantil. Entre 2005 e 2006, João também fez parte da Orquesta Filarmônica de Violas. Desde 2010 também faz parte do grupo de Pífanos Flautins de Matuá, que realiza apresentações cênico-musicais inspiradas, principalmente, nas bandas de pífano nordestinas.


artistas e grupos similares
Juliana Andrade e Jucimara

Juliana Andrade e Jucimara

[»]

Conhecer »
Levi Ramiro

Levi Ramiro

[»]

Conhecer »
Paulo Freire

Paulo Freire

A partir de suas experiências e pesquisas que cercam o mundo da viola, o escritor e violeiro Paulo Freire faz uma ligação entre s [»]

Conhecer »