Caraivana
Marcos Hermes

Caraivana

O grupo Caraivana surgiu de um encontro despretensioso, ao acaso. Nas férias de 2005, dois brasilienses, dois paulistas, um carioca e um baiano que, até então, não se conheciam, decidiram ir para a cidade de Caraíva, na Bahia. Cada músico com um instrumento, talento e influências distintas.                                            

Da junção inesperada, nasceu uma forte amizade entre os jovens. Daí, surgiu a ideia: se todos possuíam dotes musicais e estavam de férias, por que não tocarem juntos, só para se divertirem durante as noites, em um bar local? E o que começou como uma descontração, uma “jam session” entre amigos, acabou se repetindo nos anos seguintes, sempre no mesmo lugar paradisíaco.

Assim surgiu o grupo Caraivana, formado porAlex Souza, Dudu Maia e Douglas Lora nos instrumentos de cordas; Alexandre Lora e Juninho Billy Joe na percussão; e Fabio Luna na flauta transversal. Oriundos de cidades distintas e com repertórios musicais variados, os músicos usaram a diversidade, tanto geográfica quanto artística, para criar um som genuinamente brasileiro.

O nome Caraivana é uma referência à cidade onde os integrantes se conheceram, além de ser o nome do primeiro álbum do grupo, lançado em 2008, contendo versões de obras de músicos famosos. Influenciados principalmente pelo samba e pelo choro, com doses de forró, os instrumentistas decidiram apostar em músicas autorais para a gravação de um segundo CD, Ser Feliz, de 2011.

A qualidade musical do grupo fez com que o Caraivana se destacasse no cenário musical e fosse escolhido para levar a musicalidade tupiniquim para os gringos que decidiriam a próxima sede das Olimpíadas, em 2016.  Em Copenhague, na Dinamarca, o grupo se apresentou para uma ilustre plateia composta por Pelé, representantes do comitê olímpico internacional, atletas renomados e, inclusive, o então Presidente, Luiz Inácio Lula da Silva.

 

 

artistas e grupos similares
Caixeiras da Guia

Caixeiras da Guia

O grupo originário de Campinas tem como proposta dar novas roupagens a canções tradicionais de diferentes regiões e grupos do pa [»]

Conhecer »
Beirão e os Filhos de Dona Nereide

Beirão e os Filhos de Dona Nereide

Cantor, compositor e repentista, Beirão é influenciado por artistas como Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Alceu Valença e Gilbe [»]

Conhecer »
Juraíldes da Cruz

Juraíldes da Cruz

O tocantinense Juraíldes da Cruz é um ícone da música regional. Com mais de 35 anos de estrada, o músico começou tocando em f [»]

Conhecer »