Ilê Aiyê
Alberto Lima

Ilê Aiyê

O Ilê Aiyê, ou simplesmente Ilê, é o mais antigo bloco afro do carnaval de Salvador (BA). Criado em 1 de novembro de 1974, foi o primeiro bloco afro do Brasil e atualmente constitui um grupo cultural de luta pela valorização e inclusão da população afro-descendente, inspirando a criação de muitos outros grupos culturais no Brasil e no mundo.

O surgimento do grupo foi entre reprovações e ameaças. O Jornal A Tarde, de 12 de fevereiro de 1975, tinha como manchete: "Bloco Racista, Nota Destoante". Anos depois, o Ilê Aiyê se tornou um patrimônio da cultura baiana e um marco no processo de “reafricanização” do Carnaval da Bahia.

Objetivos

O objetivo da entidade é preservar, valorizar e expandir a cultura afro-brasileira. Para isso, desde que foi fundado, o bloco vem homenageando os países, nações e culturas africanos e as revoltas negras brasileiras que contribuíram para o processo de fortalecimento da identidade étnica e da autoestima do negro brasileiro. O seu movimento rítmico musical, inventado na década de 1970, foi responsável por uma revolução no carnaval baiano. A partir desse movimento, a musicalidade do carnaval da Bahia ganhou força com os ritmos oriundos da tradição africana, favorecendo o reconhecimento de uma identidade peculiar baiana, marcadamente negra.

A riqueza sonora e plástica do Ilê Aiyê é atração no Carnaval de Salvador. Quase 40 anos depois de sua criação, mais de três mil pessoas estão associados ao bloco, trabalhando ativamente na manutenção desta tradição carnavalesca, que muito contribuiu em resgatar a história do negro no Brasil. O Ilê compreende não apenas um bloco carnavalesco: caracteriza-se, também, como uma entidade de militância negra, contando com ações de valorização da cultura e de combate ao racismo.

artistas e grupos similares
Caixeiras da Guia

Caixeiras da Guia

O grupo originário de Campinas tem como proposta dar novas roupagens a canções tradicionais de diferentes regiões e grupos do pa [»]

Conhecer »
Flavia Wenceslau

Flavia Wenceslau

A carreira da cantora e compositora paraibana Flavia Wenceslau, natural de Nova Floresta, perpassa ao longo de duas décadas pelo di [»]

Conhecer »
Merken

Merken

[»]

Conhecer »