Guarani
Joaó Ripper/Survival

Guarani

Os Guarani se autodenominam “Avá”, que significa “pessoa”, e vivem nas divisas do Brasil com a Argentina e o Paraguai. Além disso, habitam todas as regiões do país, se espalhando entre diversos estados brasileiros, como Tocantins, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Paraná, São Paulo, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Santa Catarina.

A etnia é originalmente do Mato Grosso do Sul, mas é conhecida por migrar em busca da “terra sem males” ou “terra do além mar”, que eles chamam de “yvy maraé y”. As viagens eram encabeçadas pelos Xamãs do grupo, pois eles acreditavam que uma fatalidade destruiria a “terra má” e sobreviveriam somente aqueles que permanecessem em busca de um lugar sem mal.

Uma forte característica dos Guarani é a sua crença, não em um deus propriamente dito, mas em um modo de viver, um cotidiano determinado pelos costumes antigos. No entanto, o contato com o cristianismo modificou a crença do grupo, que passou a acreditar em um deus chamado por eles de “Nhanderu” e outros deuses criados por ele.

O grupo acredita que o homem tem duas almas, sendo uma animal e outra divina. A segunda seria responsável por reger o homem pela boa ética e sabedoria. A alma animal, por sua vez, causa desejos e instintos à pessoa. Ao praticar o vegetarianismo, aliado à danças e uma bebida alucinógena chamada kaguiji, o membro do grupo conseguiria entrar em contato com os deuses.

A língua falada por eles é o Tupi Guarani. A aldeia vive em um tempo cíclico natural,ou seja, não segue exatamente um calendário de dias e anos, mas baseado nas mudanças naturais. A disposição circular das casas também ressalta o valor da coletividade acima do individualismo.

artistas e grupos similares
Kamayurá

Kamayurá

Os Kamayurá são uma das quatorze etnias indígenas no Parque Nacional do Xingu, no estado do Mato Grosso. Vivem entre os rios Kulu [»]

Conhecer »
Dessana

Dessana

Os índios da etnia Dessana vivem na baía do Uaupés, no Amazonas, junto a outros 16 grupos indígenas. Eles se autodenominam Umuko [»]

Conhecer »
Kaxinawá

Kaxinawá

Os Kaxinawá estão localizados no estado do Acre. Segundo dados da Comissão Pró Índio do Estado, em 2004 contabilizavam-se 4.500 [»]

Conhecer »