João Bá
Acervo Pessoal

João Bá

Desde os 12 anos de idade, o baiano de Crisópolis, João Batista Oliveira, soma diversos talentos artísticos, como atuar, contar histórias, cantar e tocar violão. Mais conhecido como João Bá, o violeiro transmite, através de suas músicas e histórias, a voz do sertanejo que se preocupa com a natureza e respeita a terra com humildade e simplicidade.

Como violeiro, João começou a participar de shows e festivais em 1966, como o Festival da TV Tupi, no qual teve uma de suas músicas, Facho de Fogo, como destaque do evento. A canção foi composta em parceria com Vidal França. Seu primeiro disco, Carrancas trouxe diversas participações especiais, como Hermeto Paschoal e Osvaldinho Acordeom. Sua discografia é composta também por Carrancas II, Ação dos Bacuraus Cantantes e Pica Pau Amarelo.

João já soma mais de 200 composições musicais e, através de seus trabalhos, se tornou um artista de grande peso na cultura popular brasileira. Teve seus trabalhos usados na trilha sonora de documentários como Entre o Mar e o Sertão, de 2007, sobre Glauber Rocha, e Nas Terras do bem-virá, de Alexandre Rampezzo.

Três músicas do disco Pica Pau Amarelo foram inseridas na coletânea italiana Aruanã, sendo que a faixa Bicho-da-seda também foi usada no documentário Sindicato Operário Bolonha-Itália. Entre outras participações, João Bá também subiu ao palco do Conexão Vivo em 2009, como convidado do grupo Lavadeiras de Almenara.

Além da carreira de músico, João não poderia deixar seu talento como ator, trabalhando com teatro, televisão e cinema. O violeiro já participou de alguns programas na TV Cultura, como Cercanias de Canudos e Casa dos Cantadores, em 1985, além do programa Casa de Farinha, gravado especialmente para uma televisão francesa. Como ator e compositor de trilha sonora, João Bá também fez parte do elenco do filme Lampião, de meados dos anos 80.

artistas e grupos similares
Juliana Andrade e Jucimara

Juliana Andrade e Jucimara

[»]

Conhecer »
João Arruda

João Arruda

Partindo de influências que vão de Naná Vasconcelos a Tião Carreiro e Luiz Gonzaga, o violeiro João Arruda demonstra seu cresce [»]

Conhecer »
Cacique e Pajé

Cacique e Pajé

Cacique & Pajé foi o nome utilizado por dois indígenas que fizeram grande sucesso como dupla sertaneja nos anos 80. Vindos de uma [»]

Conhecer »