Levi Ramiro
Divulgação

Levi Ramiro

Nascido em Uru, no interior paulista, o violeiro Levi Ramiro traz em suas composições a simplicidade da vida interiorana e a humildade do homem do campo. Ele começou sua carreira como cantor e compositor, tendo o violão como principal instrumento. Porém, a partir de 1995, adotou a viola para entoar seus cantos. Com essa mudança, ampliou seu repertório musical e entrou ainda mais em contato com a sua terra.

Desde 1997 o violeiro se apresenta em shows, festivais e programas de rádio e TV. Entre 2009 e 2010, foi anfitrião de um projeto intitulado Circuito Syngenta de Viola Instrumental. O grupo viabilizou 21 apresentações por todo o país, com violeiros de várias regiões, que escolheram a viola instrumental como forma de expressar sua arte.

Além do seu trabalho como músico, Levi também é reconhecido por ser artesão e fabricar seus próprios instrumentos. Ele usa materiais como a cabaça e madeira reciclada, que não são muito comuns na montagem dessas peças. A oficina montada em sua própria casa, na cidade de Pirajuí, é o espaço utilizado para a criação dos instrumentos.

artistas e grupos similares
João Bá

João Bá

[»]

Conhecer »
Juliana Andrade e Jucimara

Juliana Andrade e Jucimara

[»]

Conhecer »
Paulo Freire

Paulo Freire

A partir de suas experiências e pesquisas que cercam o mundo da viola, o escritor e violeiro Paulo Freire faz uma ligação entre s [»]

Conhecer »