Canhotinho
Vivian Scaggiante

Veja no Mapa »

Canhotinho

Canhotinho se interessou pela música ainda criança. Suas composições são bastante regionalistas, exaltando a cultura da região do Jalapão, no Tocantins. A natureza, sua infância e os acontecimentos do cotidiano, também são temas explorados na música do artista.

O primeiro contato desse músico com a viola de buriti foi com o instrumento de seu irmão. Tempos depois pagou um amigo mais habilidoso para construir uma que fosse só dele. Essa viola construída pelo amigo era de excelente qualidade, porém, depois de tanto uso, quebrou-se. Canhotinho, decidido a construir sozinho seu próprio instrumento, começou a fazer violas e aprimorar cada vez mais sua técnica.

Durante o Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros, em oficina dada no espaço da Feira de Economia Sustentável, Canhotinho foi mostrando o processo de construção da viola de buriti, passo a passo, com muita simplicidade e disposição para ensinar os que estavam ali. A viola construída por ele foi sorteada entre os participantes da oficina.

Segundo Canhotinho, a viola feita com madeira de buriti, fio de nylon e uma tira de couro é uma tradição que existe no Jalapão, Tocantins, antes dele nascer. "Quando me entendi por gente já tinha essa viola. As pessoas se juntavam para cantar e fazer festa com ela", afirma o músico.

O instrumento pode ser construído com quatro ou cinco cordas. A diferença entre o som de uma viola normal e uma de buriti foi um atrativo a mais na oficina, despertando a curiosidade dos que passavam pela feira, que acabaram parando para ouvir os participantes tocarem.

Canhotinho também se apresentou no palco do Encontro de Culturas. A originalidade de sua música conquistou quem assistiu ao show. "Eu nunca tinha visto alguém tocar com viola de buriti, espero que ele volte no próximo ano", comentou Socorro Lopes, coordenadora de camarim.

"A música é super diferente de tudo que estou acostumado a ver. Eu definiria com a palavra: original", explica Elias Viana de Barros, estudante de serviço social, de Brasília.

As notas da viola de buriti marcaram a despedida do artista. " Em São Jorge eu me sinto em casa, o povo é simples e a natureza é bonita", confessou Seu Canhotinho após descer do palco.

 

artistas e grupos similares
Violeiros da Chapada

Violeiros da Chapada

Os Violeiros da Chapada, de Alto Paraíso, Goiás, tocam a moda de viola de raiz, acompanhados pela sonoridade dos Catireiros da Cha [»]

Conhecer »
Victor Batista

Victor Batista

[»]

Conhecer »
Zé Mulato e Cassiano

Zé Mulato e Cassiano

A dupla Zé Mulato e Cassiano toca canções tipicamente caipiras. O último CD gravado "Dias Melhores" é um misto de sabedoria, [»]

Conhecer »