Lenine
Crédito: Site Oficial Lenine

Lenine

Oswaldo Lenine Macedo Pimentel, conhecido por todos como Lenine é cantor, produtor musical e arranjador, nasceu no dia 2 de fevereiro de 1959. Recifense-carioca, brasileiro do mundo, traz em suas composições influências de manifestações culturais de seu país e de inúmeros gêneros musicais, desconsiderando rótulos ou classificações.


Com mais de 30 anos de carreira, dez discos lançados, dois projetos especiais e inúmeras participações em álbuns de outros artistas, Lenine já teve suas canções gravadas por nomes como Elba Ramalho, Maria Bethânia, Milton Nascimento, Gilberto Gil, Ney Matogrosso, O Rappa, Zélia Duncan, entre tantos outros. Produziu CDs de Maria Rita, Chico César, Pedro Luís e a Parede e do cantor e compositor cabo-verdiano Tcheka, além de trilhas sonoras para novelas, seriados, filmes, espetáculos de teatro e dança, como os do renomado Grupo Corpo.


Lenine ganhou cinco prêmios Grammy Latino, 2 APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte), nove Prêmios da Música Brasileira e já se apresentou em dezenas de países em suas rotineiras turnês internacionais, que também o levaram a alguns dos maiores festivais de música do mundo, como o de Roskilde (Dinamarca), Womad, de Peter Gabriel (Inglaterra, Espanha e Ilhas Canárias), Festival de Montreal (Canadá) e Eurockéennes (França), entre outros.


Em 2013, o cantor celebrou seus 30 anos de carreira. Na pauta, homenagens, documentários e 30 projetos especiais, como o reencontro com Marcos Suzano no show “20 anos de Olho de Peixe”, a turnê europeia “The Bridge” com a Martin Fondse Orchestra, um show especial celebrando os 30 anos do disco “Baque Solto” (em Recife), além da turnê Concertos “Chão” e dos shows “Lenine Solo”. Ainda em 2013, Lenine assina a trilha sonora do novo espetáculo do Grupo Corpo. Foi considerado pela crítica como a “porção de verdadeira ousadia” do palco Sunset, no Rock in Rio.


Entre março e julho de 2014, Lenine se lançou pelo Brasil em sua primeira “Turnê Socioambiental”, visitando e compartilhando sua música nas sedes de projetos sociais de referência em todas as regiões do país, entre os extremos do Acre ao Rio Grande do Sul. Esse trabalho foi contado no livro “Encontros Socioambientais com Lenine: Música e Sustentabilidade numa só nota” – nome da iniciativa. O cantor ainda dividiu o palco com Rui Veloso e Angelique Kidjo, no Rock in Rio Lisboa e com Maria Gadú, na turnê “Cantautores” pela América do Sul. E chega ao fim a turnê inspirada no disco “Chão”: Da estreia, em 15 de março de 2012, em Pernambuco, à despedida no dia 15 de novembro de 2014, no Paraná, percorreu 80 cidades diferentes no Brasil e em países como Alemanha, França, Itália, Holanda, Portugal, Argentina, Chile e Uruguai.


Ao mesmo tempo em que colocava as mãos no primeiro exemplar de seu mais recente disco de inéditas, “Carbono”, Lenine já botava os pés na estrada com a nova turnê. Gravado de janeiro a março de 2015 entre Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador e Amsterdam, o disco foi lançado em abril de 2015 pelo selo Casa 9, com distribuição da Universal Music. Carbono, embora pretexto, embora elemento, embora título, faz jus ao seu lugar na química, ciência estudada por Lenine na juventude. É liga pra tudo quanto é coisa, e suas conexões com outros átomos podem gerar uma infinidade de resultados. Do grafite ao diamante – e agora, canção. Como nos versos com o filho João: “solene, terreno, imenso; perene, pequeno, humano”.



***Com informações do site oficial do cantor.

artistas e grupos similares
Lorota Boa

Lorota Boa

[»]

Conhecer »
Fernando Guimarães

Fernando Guimarães

[»]

Conhecer »
Déa Trancoso

Déa Trancoso

A cantora, compositora e produtora Déa Trancoso é natural de Almenara, no coração do Vale do Jequitinhonha, Minas Gerais, onde c [»]

Conhecer »