Ponto BR
Crédito: Site Oficial do Ponto BR

Ponto BR

Ponto BR é um coletivo formado por músicos contemporâneos e mestres da cultura tradicional, que propõe o espaço da arte como local de encontro e diálogo possíveis entre vertentes e gerações, revelando uma outra via para o fazer artístico. Experimentando saberes e sonoridades, o show Na Eira tem como resultado uma sonoridade única e atemporal.

Desde o primeiro álbum, “Na Eira”, Ponto BR se tornou referência do diálogo com as tradições populares brasileiras, recebendo prêmios e aprovações em editas públicos de empresas como Petrobras, Caixa e Natura, se firmando como um dos principais coletivos da cena musical contemporânea. Cocos, Maracatus, Bois, Rojões, Carimbós, são alguns gêneros que compõe o repertório do espetáculo, que explora as possibilidades deste diálogo com o uso de bases pré gravadas, projeção de imagens e recursos cênicos de dança.

Melhor grupo regional (Prêmio da Música Brasileira), Ponto BR reúne alguns dos principais mestres da nossa cultura tradicional como Mestre Walter do Maracatu Estrela Brilhante de Recife; Dona Zezé de Iemanjá, caixeira do Divino; e Ribinha do Bumba Boi de Maracanã, em diálogo com a paulistana Renata Amaral; o pernambucano Eder ”O Rocha; o suíço Thomas Rohrer e o maranhense Henrique Menezes, músicos conhecidos da cena paulistana, que trabalham com artistas como DJ Dolores, Ivaldo Bertazzo, Zélia Duncan, Nação Zumbi, Mestre Ambrósio, Zeca Baleiro e Chico Cesar, entre outros.

Formado em 2002, representou o Brasil no Golden Karagöz Festival (Turquia) e Festival Wemilere (Cuba). Foi premiado pelo Petrobras Cultural, produzindo o CD “Na Eira” e realizando turnê por 6 estados brasileiros. Venceu como melhor grupo regional o 23° Prêmio da Música Brasileira, realizou temporada na Caixa Cultural Curitiba, shows pelos SESCs SP com apoio do ProAc ICMS, no Centro Cultural Banco do Brasil e em Festivais como: Chapada dos Veadeiros, Festival Brasília, Festival Sotaque e outros, além de turnê por 9 estados patrocinado pelo Programa Natura Musical, sendo assistido por mais de 10 mil pessoas

Cantado por seus mestres geração após geração, este repertório se funde, se adapta, se particulariza, e tem como resultado ‘hits’ atemporais, filtrados pelo tempo, esculpidos pela memória. São melodias e ritmos matrizes da nossa música urbana, e por terem influenciado a formação de gêneros como samba, forró e outros, são facilmente assimilados. O espetáculo “Na Eira” é uma investigação estética fundamentada em uma longa convivência com comunidades tradicionais, sua cultura, seus guardiões, em pesquisas que já renderam dezenas de registros em CD e documentários destas manifestações.

Dançante, comovente, ao mesmo tempo simples e sofisticado, Na Eira é um espetáculo que atinge os mais variados públicos, revelando ‘os Brasis aos brasileiros.


DISCO NA EIRA

Bantus, holandeses, pariris, ashantis, krahôs, nagôs, portugueses, guaranis, franceses, jejus e tantos outros interrelacionaram seus deuses, fundindo e particularizando as manifestações de sua fé em incontáveis tradições, esculpidas na transmissão oral pela memória de seus mestres, realizando também no plano espiritual a mestiçagem brasileira.


A música e a dança, essenciais em todas essas celebrações, são quem chama à terra os ancestrais que se manifestam nos corpos-altares de seus filhos. Cantados em muitas línguas, tocados em muitos tambores, entre palmas e tripés, estes pontos são de uma beleza surpreendente. São melodias e ritmos matrizes da nossa música urbana, pequenos cantos/contas que formam um fio que nos guia e nos protege. 

Ponto BR propõe o espaço da arte como local de encontro e diálogo possíveis entre vertentes e gerações, onde as diferenças estéticas e sociais são harmonizadas revelando uma outra via para o fazer artístico. 

Um outro espaço. Na eira.

Site:  http://www.ponto.mus.br/new/



***Texto produzido com informações do site oficial do Ponto BR.




artistas e grupos similares
Déa Trancoso

Déa Trancoso

A cantora, compositora e produtora Déa Trancoso é natural de Almenara, no coração do Vale do Jequitinhonha, Minas Gerais, onde c [»]

Conhecer »
Flavia Wenceslau

Flavia Wenceslau

A carreira da cantora e compositora paraibana Flavia Wenceslau, natural de Nova Floresta, perpassa ao longo de duas décadas pelo di [»]

Conhecer »
Renata Rosa

Renata Rosa

Renata Rosa é paulista radicada em Pernambuco. Além de cantora é atriz, compositora, poetisa, rabequeira e pesquisadora. Seu trab [»]

Conhecer »