Alessandra Leão e Caçapa
Barbara Almeida

Alessandra Leão e Caçapa

Alessandra Leão é percussionista, compositora e cantora. Iniciou sua carreira em 1997 com o grupo Comadre Fulozinha e atuou ao lado de músicos como Antônio Carlos Nóbrega, Siba, Silvério Pessoa, Kimi Djabaté (Guiné Bissau), Florencia Bernales (Argentina), entre outros. 

Em 2006, Alessandra deu início ao seu trabalho autoral com o elogiado Brinquedo de Tambor, produzido e arranjado em parceria com o violeiro, compositor e arranjador Caçapa. Em 2008 lançou o CD do projeto Folia de Santo, idealizado, coordenado e produzido por ela. Em 2009, lançou seu segundo CD solo Dois Cordões, produzido por Caçapa e com patrocínio da Petrobrás, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Nesse mesmo ano compôs a trilha sonora do espetáculo teatral Guerreiras, de Luciana Lyra, lançado em livro+CD em 2010. 

Alessandra tem realizado turnês no Brasil, Argentina, Colômbia, França, Bélgia, Portugal e Holanda. Radicada em São Paulo desde 2014, apresenta o show Punhal de Prata, ao lado do músico Rafa Barreto, com um repertório dedicado às composições de Alceu Valença, lançadas nos anos setenta. Lançou a trilogia de EPs Língua – Pedra de Sal, Aço e Língua - entre o novembro de 2014 e setembro de 2015, com colaboração do Caçapa, da artista plástica Vânia Medeiros, da atriz e dramaturga Luciana Lyra.

Caçapa é compositor, arranjador, produtor musical e violeiro. Ao longo de quinze anos de atuação na cena musical independente de Pernambuco tem se firmado entre aqueles que se dedicam à recriação e difusão da música tradicional do Nordeste. Fez parte do grupo Chão e Chinelo, na década de 90, com quem gravou o CD Loa do Boi Meia Noite. É responsável pelos arranjos e produção musical dos álbuns da artista Alessandra Leão, Brinquedo de Tambor, 2006, e Dois Cordões, 2009 e também do último projeto da cantora, a trilogia Língua. Assinou arranjos para Siba e a Fuloresta, Nação Zumbi, Iara Rennó, Renata Rosa, Maciel Salu e o Terno do Terreiro, Tiné, Biu Roque, SaGrama, Mio Matsuda (Japão), entre outros. 

Em dezembro de 2008 foi contemplado no Programa de Bolsas de Estímulo à Criação Artística, na Categoria Composição em Música Popular, promovido pela Funarte em 2008/2009, que possibilitou a composição e arranjos das obras de Elefantes na Rua Nova, posteriormente premiado na categoria Inovação do “Voa Viola – Festival Nacional de Viola”. Atualmente trabalha como diretor musical e instrumentista nos shows de Alessandra Leão e inicia processo de composição para seu próximo disco solo. 


artistas e grupos similares
Rikbaktsa

Rikbaktsa

[»]

Conhecer »
Jorge Brito

Jorge Brito

Mestre de cultura e da sabedoria tradicional, Jorge Brito, carinhosamente chamado de “Seu Jorge”, transborda um saber puro, que [»]

Conhecer »
POR ACASO_

POR ACASO_

[»]

Conhecer »