Xaxado Novo
Jimmy

Xaxado Novo

O Xaxado Novo resgata uma formação tradicional do baião para homenagear grandes mestres da cultura popular brasileira e propor um passeio musical pelas diferentes culturas que contribuíram para a formação da música nordestina, como os povos ciganos e árabes.

Como já dizia Luís Gonzaga - ícone máximo do forró e principal influência do grupo - antes da sanfona chegar no sertão os forrós eram feitos com a rabeca. Para valorizar essa tradição, o Xaxado Novo opta por utilizar o instrumento que tem sua origem no rebab árabe e se difundiu no Nordeste já no século XVIII. Além disso, inova em sua instrumentação ao substituir a zabumba pelo davul, tambor de origem oriental muito utilizado nas festas populares do Leste Europeu.

As apresentações do Xaxado Novo são únicas, não apenas pela originalidade dos arranjos, mas também pelas performances e interações com o público. Formado por músicos pesquisadores das culturas tradicionais,  o bando apresenta elementos do imaginário popular brasileiro em seu figurino, cenografia e sonoridades, fazendo referência à estética dos caboclos, vaqueiros e cangaceiros.

Em suas pesquisas, que vão desde antigos temas de sanfonas de oito baixos até o sistema musical das escalas orientais (makams), passando pela dança do xaxado, popularizada pelo bando de Lampião, o Xaxado Novo funde ancestralidades e experimentações, retratando o que há de melhor na cultura brasileira de forma genuína e cativante.

O grupo é composto por Bruno Duarte, Marcus Simon, Felipe Gomide e Davi Freitas


artistas e grupos similares
Família Gangsters

Família Gangsters

O grupo Família Gangsters reflete a diversidade cosmopolita da capital paulista. O trio embalado por guitarra, baixo e bateria util [»]

Conhecer »
Mundaréu

Mundaréu

Nas apresentações do Mundaréu fica nítida a influência da cultura popular brasileira, tanto nos ritmos musicais, danças e poes [»]

Conhecer »
Orquestra Popular Marafreboi

Orquestra Popular Marafreboi

[»]

Conhecer »