Tambolelê
Bendita/Reprodução

Tambolelê

A inspiração do Tambolelê vem da cultura afro-mineira: da sonoridade, da poesia sagrada e contemporânea dos tambores. Assim, o grupo, formado por Santonne Lobato, Geovane Sassá e Sérgio Pererê, percorre o Brasil e vem conquistando espaço em outros países, com apresentações que remetem à herança negra das raízes culturais brasileiras. Com ritmos fortes e vibrantes, que vão do Moçambique ao Congo, passando pelo Boi de Reis, Zé Pereira, Cacuriá, Batuque, Lundu, Serra Abaixo e Congo Quebrado, a arte da música mineira é levada aos quatro cantos do mundo.

O Tambolelê foi criado em 1995, durante o Festival de Arte Negra (FAN/BH). E tem como proposta revalorizar a riqueza dos ritmos afro-mineiros — especialmente o Tambor de Minas usado na Folia de Reis e no Congado — fazendo a partir deles novas leituras musicais em torno do imaginário presente na cultura popular do Brasil.

O Tambolelê explora novas tendências no universo percussivo, utilizando instrumentos convencionais e não convencionais confeccionados por seus integrantes, mesclando em suas oficinas e shows as mais variadas expressões artísticas com uma pequena dose de humor. Essa mistura de sons tem produzido um belíssimo resultado. Paralamas do Sucesso, Uakti, Milton Nascimento, Djavan e Maurício Tizumba são alguns dos artistas que já utilizaram os instrumentos criados pelo Tambolelê.

No ano de 2000, os fundadores do Tambolelê criaram um bloco de percussão com o objetivo de oferecer a crianças e jovens do bairro de Novo Glória, em Belo Horizonte, um espaço de inclusão social pela arte. Até os dias de hoje acontecem os encontros semanais com ensaios abertos e gratuitos, shows e oficinas sobre coordenação do Bloco Oficina Tambolelê.

Em setembro de 2000, o grupo defendendo a música "Tempo das Águas" ficou em terceiro lugar no "Festival de Música Brasileira", realizado pela Rede Globo. Naquele ano também aconteceu a turnê do Tambolelê pelo Circuito Sesc — com 25 shows, sendo dois divididos com o cantor João Bosco.

artistas e grupos similares
Tambores do Tocantins

Tambores do Tocantins

A identidade do grupo Tambores do Tocantins se firma em colocar uma roupagem musical contemporânea nos ritmos tradicionais do Estad [»]

Conhecer »
Caixeiras do Divino

Caixeiras do Divino

[»]

Conhecer »
African Yoruba Bata

African Yoruba Bata

O grupo African Yoruba Bata-Lebe, oriundo da Nigéria, busca manter a tradição dos tambores bata, presentes na cultura Yoruba. Seg [»]

Conhecer »