Cristino Wapichana
Divulgação

Cristino Wapichana

Cristino Wapichana é músico, compositor, cineasta, escritor e coordenador do NEARIN - núcleo de Escritores e Artistas Indígenas/INBRAPI. Nasceu em Boa Vista - Roraima. Em 2007, foi vencedor do concurso Tamoio de literatura pela FNLIJ com o texto A onça e o fogo. Um ano depois, foi indicado ao Prêmio da Ordem do Mérito Cultural da Presidência da República pelos trabalhos relevantes em prol da cultura indígena brasileira. Atualmente é aluno do Centro Universitário Unicarioca no Rio de Janeiro. 

Em 2015 o livro “Sapatos trocados” foi selecionado para o catálogo da Feira de Bolonha na Itália junto com a mais recente obra da época “A Onça Lili”. Em 2017 foi premiado pela FNLIJ (Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil) como “Melhor Livro para Crianças e melhor Ilustração em 2017” com “A Boca da Noite”. “Boca da Noite” é a quarta obra publicada pelo autor Indígena e editado pela Zit Editora. Foi publicado em setembro de 2016, com ilustração de Graça Lima, que ganhou o prêmio Alma de Literatura e quatro Jabutis de literatura.

Cristino escreveu também “A onça e o fogo” (2009), “Sapatos trocados: como o tatu ganhou suas grandes garras” (2014) e a “A oncinha Lili” (2014)


artistas e grupos similares
Amanda Cristina e Bianca Bazzo

Amanda Cristina e Bianca Bazzo

Apresentações artísticas inspiradas nas manifestações culturais de Sergipe. [»]

Conhecer »
Kamikia Kisedje

Kamikia Kisedje

[»]

Conhecer »
Jarid Arraes

Jarid Arraes

Jarid Arraes é escritora, cordelista e autora dos livros “As Lendas de Dandara” e “Heroínas Negras Brasileiras”. Atualment [»]

Conhecer »