Circo Laheto
Fredox Carvalho

Veja no Mapa »

Circo Laheto

Em 1994, o ator catarinense Valdemir de Souza, que interpreta o Palhaço Maneco Maracá, transferiu-se para Goiânia e, juntamente com sua companheira Seluta Rodrigues, fundou o Grupo de Teatro Laheto, que tinha o objetivo inicial de fazer pesquisa, estudos, montagens e apresentações de espetáculos teatrais e circenses na cidade e no interior do Estado.

A partir de 1996, o Grupo passou a focar suas energias em estudos, pesquisas e atividades conduzidas pelas políticas de atendimento à crianças e adolescentes advindos de famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica e começou a investir na formação e capacitação de artistas circenses e educadores para que pudesse formar profissionais habilitados. Isso foi feito com a intenção de consolidar e expandir a proposta educacional do grupo, que é propocionar uma educação integrada por meio da arte circense. Assim, nasceu o "Projeto Arte, Circo e Cidadania", que permaneceu durante quatro anos no Bairro Dom Fernando, na capital goiana.

No início do ano 2000, o Grupo transferiu-se para o Parque da Criança e inaugurou a Escola de Circo, que veio a se tornar Escola de Circo Laheto. Desde então, o foco dos arte-educadores passou a ser o atendimento a crianças e jovens em situação de risco social da região. A área atendida pelas novas dependências do grupo é o Jardim Goiás, situado na região Sudoeste de Goiânia.

No decorrer dos anos, a Escola de Circo Laheto passou a ser vista como referência nacional. Participante da rede mundial de circo e reconhecida como instituição educadional, a Escola é capaz de fornecer uma aprendizagem integrada para o desenvolvimento cultural, cognitivo, emocional, psicossocial e profissional de suas crianças e jovens. Desta forma, a Escola é considerada um instrumento sócio-educativo com capacidade de contribuir para a construção de uma sociedade mais equânime e solidária.

O Circo Laheto se tornou, então, uma Organização Não-Governamental (ONG) e conta com o apoio de organizações e iniciativas como Petrobrás Cultural, Ministério da Cultura (MINC), Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), Secretaria Municipal de Educação (SME), Estado de Goiás, Fundação Pró-Cerrado, Universidade Federal de Goiás (UFG), Conselhos Estaduais e Municipais de Direitos da Criança e do Adolescente; além de Associações de Bairros, lideranças comunitárias, dentre outras parcerias e convênios.

artistas e grupos similares
Boca do Lixo

Boca do Lixo

[»]

Conhecer »
Artetude

Artetude

O circo teatro Artetude foi criado em 1999, em Brasília, pelos Irmãos Saúde, Ruiberdan e Ankomárcio, conhecidos como palhaços R [»]

Conhecer »
Circo Bambulengo

Circo Bambulengo

[»]

Conhecer »