Dona Procópia
Bruna Brandão

Dona Procópia

Dona Procópia dos Santos Rosa é uma das muitas lideranças femininas dos Kalunga. Filha de Manoel Pereira e Maria dos Santos, a provocadora que foi em 2005 uma das 52 brasileiras indicadas ao prêmio Nobel da Paz, nasceu em terras Kalunga compreendidas na área rural do município de Monte Alegre. Por anos viveu sem conhecer o que tinha depois das Serras que a distanciavam de um mundo diferente do que conhecia ali no quilombo. Ela até tinha notícia dos avanços tecnológicos e dos benefícios dos municípios vizinhos, mas não entendia porque aquilo não chegava à sua comunidade.

Foi com 60 anos que Dona Procópia saiu de Monte Alegre pela primeira vez para reivindicar escolas, asfalto e energia na capital do estado, Goiânia. “Todos pensavam que era besteira, eu e uma velha amiga a Santinha, já falecida, fomos as únicas que tivemos coragem, e deu certo viu.” –explica Dona Procópia que saiu vitoriosa do Palácio do Governo, levando para sua comunidade escola e energia.  

“Mas, ainda não tô satisfeita não viu?! Ainda falta muito! A gente precisa de asfalto, água tratada, e não desses programinhas de pesca e criação de horta. Mas tâmo no caminho. Se Deus abençoar eu ainda arranjo alguém pra continuar nessa luta minha, porque os Kalunga não pode acabar!”- Completou Procópia que incentiva a comunidade a se interessar pelas discussões políticas por acreditar que a cultura Kalunga só continuará viva se permanecerem unidos.

artistas e grupos similares
Betty Mindlin

Betty Mindlin

[»]

Conhecer »
Amanda Cristina e Bianca Bazzo

Amanda Cristina e Bianca Bazzo

Apresentações artísticas inspiradas nas manifestações culturais de Sergipe. [»]

Conhecer »
Terezinha Dias

Terezinha Dias

[»]

Conhecer »