Kamikia Kisedje
Simone Giovine | AFP

Kamikia Kisedje

Kamikia Kisedje é fotógrafo e cineasta indígena, formado pela ONG Vídeo nas Aldeias. Desde 2000, trabalha na área do áudiovisual registrando eventos importantes para o Movimento Indígena, tais como assembleia de associações, manifestações culturais, iniciativas de diferentes povos e a mobilização nacional indígena em Brasília. A publicação destes vídeos e fotos tem finalidade educativa, de fortalecimento da cultura, da saúde, e da defesa da causa indígena e do meio ambiente. Foi premiado em festivais com o filme Txeijkhô khãm Mby (2007); o programa sobre saúde indígena da Rádio Xingu FM (2006); a ficção Mulheres Guerreiras (2010) e o vídeo-manifesto Carta do Povo Kisedje para Rio+20 (2012). 

Entre outros trabalhos importantes, Kamikia cobriu como repórter indígena da Rio+20 em 2012 e a participação na mostra de vídeo realizada na Cúpula dos Povos em comemoração aos 25 anos do Vídeo nas Aldeias. Além disso documentou a elaboração do Plano de Gestão do Xingu, em Mato Grosso e em Altamira/PA e da participação indígena na COP21 realizada em Paris (2015)acompanhando o Cacique Raoni.

Kamikia também vem realizando, junto com o Vídeo Nas Aldeias e outras ONGs, oficinas de fotografia e de formação de novos cineastas em aldeias de vários povos, e especialmente na Terra Indígena Xingu.

artistas e grupos similares
Elizeu Xumxum

Elizeu Xumxum

[»]

Conhecer »
Diering Adler

Diering Adler

Fotógrafo - exposição Multicoloridos [»]

Conhecer »
Cristino Wapichana

Cristino Wapichana

[»]

Conhecer »