Chinelo de Couro
Crédito: Tatiana Reis/Página Oficial do Grupo

Chinelo de Couro

A banda brasiliense Chinelo de Couro foi criada em 2012 para participar do Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros. Desde então, a ideia, que era reunir um repertório de forró, foi crescendo e se transformou num lindo e premiado projeto de resgate e valorização da música popular de vários lugares do país. Com uma pesquisa voltada para a cultura musical nordestina, o repertório da Chinelo de Couro é vasto: além dos clássicos do forró, coco e ciranda, trazem também releituras de canções populares e composições inéditas das próprias integrantes e de músicos brasilienses.


Chinelo de Couro é formado por quatro mulheres, que desponta no cenário da música popular da capital federal. A característica principal do grupo é a substituição da sanfona, muito usada nos palcos do forró tradicional, pela rabeca. No repertório, forró, coco, ciranda, maracatu e outros ritmos brasileiros. Música autorais, de domínio público e de grandes compositores da música brasileira são puxadas pelo contrabaixo, cavaquinho, belas vozes, percussão e a rainha rabeca. Mas a flexibilidade de instrumentação é um diferencial do jovem grupo. Um exemplo é quando é usado em suas gravações pífanos, contrabaixo acústico e guitarras além da formação original.


Em seus shows, executam de forma alegre e vivaz músicas de grandes nomes da música tradicional do Nordeste como Trio Nordestino, Luiz Gonzaga, Os Três do Nordeste e até de bandas de rock pernambucanas como Ave Sangria e Perfume Azul do Sol, além de músicas de compositores populares do nordeste e canções de domínio público, parte da pesquisa dos integrantes.


A banda já se apresentou dois anos seguidos no Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros em São Jorge -GO; em 2013 esteve no Festival de Rabecas de Bom Jesus (PI); na Marcha Mundial das Mulheres em SP; e foi vencedora do I Festival de forró Pé de Serra de Brasília na categoria melhor show, também foi premiada pelo júri técnico e júri popular no FINCA 2013 Festival interno de Música da UnB. As vozes femininas de coro forte sempre presente soam evidenciando a força feminina.


DISCO CANTO BRASILEIROS


Cantos Brasileiros é um passeio pelas culturas populares brasileiras, sobretudo a nordestina, dos aboios dos vaqueiros aos ijexás dos terreiros com o destaque para o famoso pé de serra rabecado. O disco traz a beleza e a riqueza brasileira traduzida pela rabeca de Maísa Arantes, a zabumba de Júlia Carvalho e o cavaquinho e violão de Letícia Fialho.


No repertório, músicas em sua maioria autorais da banda, incluindo a música "O Gosto", concorrente do Festival de Música da Rádio Nacional 2015. "Hey Man" do Ave Sangria; e "Canto das Lavadeiras" de Carlos Babau ganham um novo arranjo de tirar o fôlego.

artistas e grupos similares
Pedro Bento & Zé da Estrada

Pedro Bento & Zé da Estrada

Com mais de 50 anos de carreira, a dupla paulista de música sertaneja Pedro Bento & Zé da Estrada inovou e continua inovando a mú [»]

Conhecer »
Juraíldes da Cruz

Juraíldes da Cruz

O tocantinense Juraíldes da Cruz é um ícone da música regional. Com mais de 35 anos de estrada, o músico começou tocando em f [»]

Conhecer »
Família Gangsters

Família Gangsters

O grupo Família Gangsters reflete a diversidade cosmopolita da capital paulista. O trio embalado por guitarra, baixo e bateria util [»]

Conhecer »