Cia Circênicos
Divulgação

Cia Circênicos


De origem brasiliense, a Cia. Circênicos, fundada em 2006, realiza um trabalho que mescla diversas manifestações artísticas. Nos espetáculos a companhia reúne técnicas do circo, teatro, artes visuais, música, folclore, dança e ilusionismo. A partir das pesquisas em técnicas clássicas e experimentações contemporâneas desenvolveu-se uma linguagem lúdica muito particular, apresentadas por personagens fantásticos que parecem ter saído de um desenho animado.


A Cia. Circênicos foi criada por Gabriel Marques e Dan Marques, e ao longo desses anos já trabalhou com mais de 30 artistas nacionais e internacionais no elenco de seus espetáculos. Hoje a Cia tem como núcleo principal Gabriel Marques, Dan Marques, Filipe Duque, Arthur Marques e na produção executiva Oscar Marques (Caco).


Com o objetivo de levar aos mais variados públicos esses curiosos espetáculos, a Cia. Circênicos desenvolve estruturas, cenografias e roteiros que podem ser apresentados em espaços convencionais e não convencionais, como teatros, lonas de circo, praças, escolas, hospitais e no meio das pessoas em grandes festas. A companhia tem rodado o Brasil e o mundo com suas ações e espetáculos. 


No ano de 2011, recebeu dois prêmios internacionais em festivais europeus, com o espetáculo de rua “Funnykito”. O prêmio especial “Coup de Coeur du Jury” no Festival des Artistes de Rue de Vevey 2011, na Suíça e o prêmio de melhor espetáculo infantil no festival de arte de rua Usedomer kleinkunsfestival 2011, em Heringsdorf na Alemanha, em 2012 recebeu o prêmio de 3º lugar categoria “Melhor Espetáculo" no Festival  Pinneberger Kleinkunstfestival 2012.


Em janeiro de 2013, a companhia através do projeto “Ocupação Artística da Antártica” apresentou  pela primeira vez na historia da humanidade um espetáculo de Circo na Antártica, o espetáculo “Mr. Bugiganga”.


Em março de 2013 realizou o 1º Sarau Circênicos em Brasília, com patrocínio da Funarte e filmou o seu primeiro curta-metragem “Sutil Encanto", com patrocínio do FAC (Fundo de Apoio a Cultura) e pela Secretaria de Cultura do DF, um filme que fala sobre o universo circense e artístico filmado em Brasília.


Estreou também em 2013 o espetáculo "Circênicos Varietê", um espetáculo de rua de grande porte, patrocinado pelo FAC-DF. O espetáculo acontece no picadeiro do maior pequeno circo do mundo, um circo mambembe montado em cima de uma camionete antiga.


Já no ano de 2014 a Circênicos estreou um novo espetáculo, chamado o UTOPIA, um espetáculo de ilusionismo e comicidade. Utopia é um espetáculo que mistura vídeo projeção e técnicas de mágica e cria uma atmosfera muito lúdica e ilimitada. Um espetáculo feito para teatros, sem fala e com classificação livre, feito para circular por todo o mundo.


Ao longo desses 8 anos a companhia vem se destacando no cenário do circo mundial, e já circulou por mais de 30 países e por 4 continentes.



***Com informações do site oficial. 

artistas e grupos similares
Viajarte

Viajarte

Viajarte é um espetáculo itinerante que tem como missão retratar poesia, circo, música brasileira, artes cênicas e plásticas d [»]

Conhecer »
La Fanfarria

La Fanfarria

Entidade cultural sem fins lucrativos, o Grupo Corporación La Fanfarria foi criado no ano de 1972, na Colômbia. O grupo é patrim [»]

Conhecer »
Cia de Teatro Nu Escuro

Cia de Teatro Nu Escuro

A Cia de Teatro Nu Escuro é um grupo de atores/encenadores que trabalha coletivamente, de forma horizontal e que no ano de 2016 com [»]

Conhecer »