Los Cojolites
Divulgação

Los Cojolites

O grupo Los Cojolites surgiram em 1995 no México como parte de um projeto dedicado a recuperar as expressões artísticas e culturais dos antigos povos indígenas do município de Cosoleacaque, cujo nome significa em língua nahua "a montanha dos Cojolites" — aves sagradas, deuses do amanhecer dos antigos povos do sul de Veracruz. 


De acordo com o site oficial dos Los Cojolites, a região de Veracruz foi ocupada por Olmecas, e depois por nahuas que chegaram do altiplano. A colonização europeia trouxe consigo a influência da música árabe e negra que chegaram ao México para trabalhar nas plantações. Dessa mistura nasceu há 300 anos o som de nome "jarocho" — um gênero musical que identifica esse local e música de seu povo. 


Foi a partir dessa base que o grupo Los Cojolites começou seu trabalho ao gravar o primeiro CD, chamado "El Conejo", nome de um som antigo quase desconhecido e que fez parte do soundtrack de "Frida", o filme ganhador do Oscar por sua música. 


A partir de então Los Cojolites passaram a fazer a circular pelo mundo, com apresentações na Alemanha, Canadá, França, Espanha e Inglaterra. Também passaram por Cuba e Estados Unidos — sempre divulgando o som de sua terra e ensinando novos músicos a executá-la. 


No ano de 2008 gravam seu segundo disco chamado "No tiene Fin". Em 2011, lançam sua terceira produção chamada "Sembrando Flores". No mesmo ano participam da produção do disco "Electro Jarocho", com músicos representantes desse gênero musical mexicano. Tanto "Sembrando Flores" como "Electro Jaroco" foram indicados ao 55ª edição Anual Grammy Awards.


JAROCHO


Los Cojolites desenvolvem um projeto cultural na região onde nasceram. Há 17 anos fundaram no povoado de Jáltipan, o Centro de Documentação do Som Jarocho e desde o início da carreira mantêm um espaço de ensino do som, uma oficina de instrumentos regionais, um projeto de recuperação da natureza local e do som jarocho da Ilha de tacamichapan, além de um trabalho de proteção e documentação de textos, imagens, documentos, vídeos sobre o som jarocho e a história de sua comunidade. 


O grupo Los Cojolites participaram da décima terceira edição do Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros. 





artistas e grupos similares
Meninas de Sinhá

Meninas de Sinhá

Criado em 1996, o grupo Meninas de Sinhá surgiu com o intuito de melhorar a qualidade de vida das mulheres do Alto Vera Cruz, bairr [»]

Conhecer »
Mawaca

Mawaca

[»]

Conhecer »
Eli Camargo

Eli Camargo

[»]

Conhecer »