Luedji Luna
Tassia Nascimento

Luedji Luna

Cantora e compositora, Luedji Luna iniciou seus estudos em música na Escola Baiana de Canto Popular, fundada pela professora da Universidade Federal da Bahia, Ana Paula Albuquerque.

Natural de Salvador, Luedji é cofundadora do PALAVRA PRETA, mostra que reúne compositoras e poetas pretas de todo o Brasil, cuja primeira edição ocorreu em sua cidade natal (Salvador).

Foi membro do Bando Cumatê, coletivo engajado na pesquisa, difusão e fomento das manifestações artísticas tradicionais da cultura brasileira, onde participou da oficina "Alimacanta" de canto essencial – ministrada pela cantora e compositora argentina Mariana Pereiro –, que traz uma abordagem holística ao canto, reunindo técnicas acadêmicas com elementos de Chi Kung e Yoga.

Desde 2011 vem se apresentando em recitais nos principais palcos de Salvador. Foi vencedora da etapa regional do Festival da Canção Francesa, realização da Aliança Francesa em 2013. No mesmo ano, cantou no espetáculo "Ponto Negro em Tela Branca" da Diretora Kléia Maquenda. Em 2014, em curta temporada no sudeste do país (Rio de Janeiro/ São Paulo), participou do Sarau Preto, um evento organizado por Mombaça Momba, cantor e compositor carioca, parceiro de artistas como Mart'nália, e cujo projeto visa o encontro de compositores e poetas afro-brasileiros com o objetivo primeiro em destacar, exaltar e revelar a produção litero-musical de compositores negros. Na mesma oportunidade, ainda no Rio de Janeiro, Luedji abre o show da cantoautora Teka Baluthy e suas convidadas Késia Estácio e Juliana Diniz no projeto "Foco MPB".

Participou do evento de moda "Casa de Criadores", cantando no desfile do baiano Isaac Silva, no estádio do Pacaembu, e fez apresentações em casas como Café Piu-piu, Puxadinho da Praça, Kabul Bar, Bourbon Street, SESC Riberão Preto, SESC Interlagos, SESC Jundiaí, este último, junto com o cantor congolês Yannick Dellas.

No XVIII Encontro de Culturas, Luedji Luna apresentará algumas canções de seu trabalho autoral "Um Corpo no Mundo". Embebida de uma musicalidade ímpar, a cantora, acompanhada de voz de violão, canta sua ancestralidade e seu encontro com as diásporas.

Vencedora do Prêmio Bravo 2018, do Natura Musical 2018 e do Prêmio Caymmi com melhor show em 2017, Luedji é uma das novas vozes mais marcantes da música popular brasileira.



artistas e grupos similares
Makina Kandela

Makina Kandela

A banda Makina Kandela surgiu em 2010 a partir do encontro de músicos chilenos e colombianos radicados em Santiago do Chile. A prop [»]

Conhecer »
Mundaréu

Mundaréu

Nas apresentações do Mundaréu fica nítida a influência da cultura popular brasileira, tanto nos ritmos musicais, danças e poes [»]

Conhecer »
Sérgio Pererê

Sérgio Pererê

[»]

Conhecer »