AÍLA
Julia Rodrigues

AÍLA

Aíla é um dos expoentes da nova música produzida na Amazônia. Nascida na Terra Firme, bairro da periferia de Belém, Aíla é um dos principais nomes contemporâneos da música produzida no Brasil. É cantora, é compositora, é inquieta. Com um timbre marcante e intensa personalidade no palco, ganhou destaque em 2012, com o álbum "Trelêlê", lançado por meio do projeto Conexão Vivo, em que misturou a tradição popular musical do Pará com uma sonoridade contemporânea, passeando por referências que vão do brega ao pop, da guitarrada ao carimbó, da cúmbia ao zouk love. De lá pra cá, o lado ativista e inquieto de Aíla tomou a frente do seu trabalho, e a poesia antes romântica e “fulêra” deu lugar a versos afiados e certeiros.

“EM CADA VERSO UM CONTRA-ATAQUE”

Em 2016, Aíla lançou seu novo álbum, "Em Cada Verso Um Contra-Ataque", pelo edital Natura Musical. Com pegada política e arranjos dançantes, o disco, que apresenta as primeiras composições da cantora paraense, foi gravado ao vivo em estúdio, com inéditas de Chico César e parceria com Dona Onete. Além de compositores de destaque da nova música brasileira, como César Lacerda, Siba, Paulo Monarco, Posada e Bruno Batista, o segundo disco da artista traz ainda uma gravação em apoio aos estudantes secundaristas, lançada com exclusividade no Youtube.

O novo trabalho de Aíla vem com uma pegada "artivista", que discute temas atuais, como feminismo, questões de gênero e racismo. Neste disco, a cantora investe em uma sonoridade pop dançante, que flerta com as distorções do rock e, ao mesmo tempo, com os beats eletrônicos, reflexo também da conexão Belém, sua cidade de origem, e São Paulo, onde reside hoje. O novo trabalho tem produção musical de Lucas Santtana.

Com esse show, que será apresentado no XVIII Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros, Aíla passou por grandes cidades e festivais, como em Belém (Festival Se Rasgum), São Paulo (COALA Festival e SIM SP) e Rio de Janeiro (Festival MoLA, Circo Voador). Participou recentemente da última Virada Cultural de São Paulo e do Festival Forró Lua Cheia, em Altinópolis (SP). Além o apresentou em várias unidades do SESC, como o Pompéia, o Belenzinho, São Carlos. 




artistas e grupos similares
Caixeiras da Guia

Caixeiras da Guia

O grupo originário de Campinas tem como proposta dar novas roupagens a canções tradicionais de diferentes regiões e grupos do pa [»]

Conhecer »
Luedji Luna

Luedji Luna

Vencedora do Prêmio Bravo 2018, do Natura Musical 2018 e do Prêmio Caymmi com melhor show em 2017, Luedji é uma das novas vozes m [»]

Conhecer »
Irmãs Freitas

Irmãs Freitas

[»]

Conhecer »