Mestre Zé do Pife
Divulgação

Mestre Zé do Pife

Natural de São José do Egito (PE), Mestre Zé do Pife, também conhecido como Seu Zé, é tocador e fabricante de pife de 65 anos. Em sua cidade natal, conheceu as bandas de pife e fabricou seu primeiro pife logo muito novo, com um talo de gerimum. Aprendeu as primeiras músicas sozinho, sem nenhuma explicação, e não parou mais de tocar. Mora em Brasília há 20 anos, onde ministra aulas na Universidade de Brasília desde 2007. Vive de vender, ensinar e divulgar a cultura do pífano e da música nordestina. Para ele, cultura é uma espécie de lembrança que a pessoa carrega consigo e “a arte é uma esperteza de Deus; e o homem ainda se diverte”. 

Sobre a Oficina de Pífano que ministrará no XVIII Encontro de Culturas:

Na oficina, Zé do Pife ensina ao aprendiz a introdução ao pífano, por meio de músicas clássicas da cultura popular brasileira, como “Asa Branca” e “Mulher Rendeira”, e também da prosa sobre as vivências com bandas de pífano e suas tradições. Conforme o aluno avança na técnica, ele é apresentado ao repertório “celerado”, que exige destreza do “bater com os dedos” e da técnica de sopro.

Público-alvo: jovens e adultos interessados em aprender a tocar pife.

Oficina de fabricação de pífanos

É propriamente o processo de fabricação do pífano. A oficina é ministrada por Mestre Zé do Pife. O processo envolve a identificação e preparação do bambu que será utilizado na fabricação e técnicas de como confeccionar (medir, perfurar, lixar e cerrar) de acordo com o modo tradicional de se fazer um pife. O instrumento geralmente afinado em Sol (tradicional) ou também na nota de preferência pessoal (do,la).



artistas e grupos similares
Seu Zé do Pife e as Juvelinas

Seu Zé do Pife e as Juvelinas

O Mestre Zé do Pife, pernambucano de São José do Egito, tocador e fabricante de pife há 50 anos, formou a banda “Mestre Zé do [»]

Conhecer »
Zabé da Loca

Zabé da Loca

Isabel Marques da Silva, mais conhecida como Zabé da Loca, é uma pifeira brasileira — também apontada como a "rainha do pife". [»]

Conhecer »