Boi do Seu Teodoro

Boi do Seu Teodoro
Foto: divulgação

O BOI DO SEU TEODORO


O Bumba Meu Boi de Seu Teodoro foi criado em Sobradinho (DF) em 1963, pelo Saudoso Mestre Teodoro Freire e até hoje sob o comando do seu filho Guará Freire. Com base em seu valor histórico e artístico, o Boi de Seu Teodoro foi declarado Patrimônio Cultural de natureza imaterial, através de seu registro no Livro de Celebrações, âmbito do Distrito Federal, no ano de 2004. O impacto deste decreto no âmbito das políticas do patrimônio cultural é marcante, ao possibilitar a inclusão de segmentos sociais e áreas da cultura até então alijadas do escopo das políticas públicas de patrimonialização.

A formulação da ideia de patrimônio imaterial tem clara orientação relativista, no sentido de explicar, valorizar e oficializar a pluralidade e a diversidade cultural brasileira. Idealmente trata-se de diretriz para política pública potencialmente inclusiva e transformadora, a qual visa não as referências culturais em si (materializáveis), mas os agentes concretos e as condições objetivas de produção e reprodução social de tais bens culturais. O Bumba Meu Boi é uma expressão das culturas populares de ocorrência bastante frequente no Brasil, tanto no tempo como no espaço. E tem sido documentada e estudada no âmbito dos estudos de folclore e de cultura popular.

Podemos observar que são várias as possibilidades de expressões e atribuições de significados para as performances do Boi, o que revela uma intensa criatividade e dinâmica cultural no território brasileiro ao longo da história. Isso posto, podemos iniciar a apresentação do que é o Boi de Seu Teodoro, definindo-o como uma expressão singular das tradições maranhenses do Bumba Meu Boi na capital do país. O Boi de Seu Teodoro impõe a compreensão aprofundada sobre como se dão os fluxos migratórios e como se dão, de fato, as invenções e reinvenções culturais em metrópoles cosmopolitas; e de como se concretiza, ou não, o investimento pessoal de migrantes assalariados em sustentar práticas tão dispendiosas monetariamente.

artistas e grupos similares

Um projeto
Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge