Flautins de Matuá

Flautins de Matuá
Foto: Dalton Ou Chun


Inspirados no universo lúdico e poético popular brasileiro, há 15 anos o Grupo de Pífanos Flautins Matuá apresenta seus espetáculos e oficinas, utilizando o pífano, a percussividade, as danças brasileiras, a cenicidade e a interatividade com o público, como elementos centrais de suas criações artísticas. Em sua trajetória, o grupo pesquisou e vivenciou danças, ritmos e os instrumentos tradicionais, com mestres da nossa cultura. Possuem 5 espetáculos: Cortejada/Espetáculo Fuá (apresentação de rua interativa); Fuá na Cidade (apresentação do CD para palco); Fuá Curumim (show infantil), Forro Pifado (um baile de forro pé de serra com músicas da tradição) e Na Pisada (novo espetáculo do grupo); e 2 oficinas culturais para crianças, jovens e adultos: Oficina de Construção de Pífanos e Vivência Musical e Corporal através da Cultura Popular.

Já se apresentaram e ministraram oficinas em festivais, centros culturais, teatros, praças e escolas em diversas regiões do Brasil e na Europa (França, Inglaterra e Itália); foram contemplados por editais públicos (FICC e PROAC) onde realizaram: eventos culturais, a gravação do CD, DVD e a montagem do espetáculo Fuá na Cidade.


Dividiram o palco com Chico César, Carlos Malta, Tião Carvalho, Pífanos de Caruaru, João do Pife, Irmãos Aniceto, Zé do Pife e as Juvelinas e L’Arrache Fanfarre (França).

Integrantes dos Flautins Matuá
Fernando Tocha – pífano e voz
João Arruda – viola caipira, charango, percussão e voz
Yandara Pimentel – zabumba, percussão e voz
Iago Tojal – contrabaixo, percussão, pífano e voz
Marcelo Falleiros – Violão, contrabaixo, cavaquinho, percussão e voz
Marina Reiter – percussão e voz

artistas e grupos similares

Um projeto
Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge