Maracatu Piaba de Ouro
Maira Carbonieri

Maracatu Piaba de Ouro

Fundado no dia 11 de setembro de 1977, por Manuel Salustiano Soares, Augustinho Pires e Manoel Mauro de Souza, com o intuito de relembrar o que foi vivido durante a infância, no campo de cana de açúcar da Zona da Mata de Pernambuco, o grupo conquistou diversos títulos que honram a história de seus mestres.

Sob a liderança de Mestre Salustiano, o Piaba de Ouro, foi campeão do carnaval pernambucano por sete vezes consecutivas. Hoje o grupo é referência  na preservação da cultura tradicional, além de ter se tornado uma entidade sem fins lucrativos, que desenvolve trabalhos culturais voltados para a formação de cidadãos, envolvendo vários segmentos da cultura popular, dentre eles estão o cavalo-marinho, o mamulengo, a ciranda, o forró de rabeca, o caboclinho e o próprio maracatu de baque solto.

O legado construído por Mestre Salu atualmente é mantido pelos seus 15 filhos, sendo um deles o presidente, Manoelzinho Salustiano, e pelo restante da comunidade, algo em torno de 220 maracatuzeiros (folgazões). Na sede do grupo, na rua Curupira, 125, em frente ao Ilumiara Zumbi, na Cidade Tabajara (Olinda), crianças e jovens seguem os passos dos mais velhos e aprendem com a tradição e o reforço de oficinas, como as de dança e de bordad.


O MARACATU DE BAQUE SOLTO

Maracatu de Baque Solto, também chamado de Maracatu de Orquestra ou Rural, tem suas origens na segunda metade do século passado e é uma fusão de vários folguedos do interior de Pernambuco, especialmente da zona canavieira. Seu personagem principal são os caboclos de lança que têm o rosto tingido. Entre seus passos característicos está um duelo fictício, em que são utilizadas lanças de mais de dois metros de comprimento. Rápido e vigoroso, esse duelo lembra, pelas batidas das lanças, as danças de espada ou de bastão.

 

artistas e grupos similares
Cabuléticos

Cabuléticos

Grupo que toca Maracatu, criado em oficinas do Ponto de Cultura Invenção Brasileira. [»]

Conhecer »
Maracatu Leão Coroado

Maracatu Leão Coroado

O Maracatu Leão Coroado representa uma manifestação típica do carnaval de Recife e de sua região metropolitana. O grupo existe [»]

Conhecer »