Zé Mulato e Cassiano
Mazé Alves

Veja no Mapa »

Zé Mulato e Cassiano

Violeiros, cantadores e compositores, Zé Mulato e Cassiano são irmãos e nasceram no interior de Minas Gerais, onde o som da viola está presente dia-a-dia. Os irmãos José das Dores Fernandes (Zé mulato) e João Monteiro da Costa Neto (Cassiano), tiveram em casa as primeiras lições musicais com o pai, que tocava cavaquinho e cantava. Ainda criança, Zé aprendeu com um andarilho chamado Raimundo roda, de passagem por sua cidade, os primeiros segredos da viola caipira. Da infância em Minas Gerais nasceram sonhos e, em 1969, desembarcaram em Brasília (DF), trazendo apenas os instrumentos e a vontade de cantar e encantar.

O primeiro disco só aconteceu em 1978, pela gravadora Xororó. Depois vieram mais quatro Lp's e muitas participações em coletâneas, como a homenagem ao capitão furtado no disco (Marvada Viola), ao lado de Sivuca, Rolando Boldrin, Roberto Corrêa e outros. A dupla Zé Mulato e Cassiano teve algumas de suas músicas regravadas por dezenas de violeiros pelo Brasil e também por cantores da Música Popular Brasileira.

Os dois encontraram muitas dificuldades e ficaram desencantados com os rumos tomados pela música sertaneja, na confusão musical que surgiu. Por isso, eles ficaram mais de dez anos sem gravar. 

Com a ajuda  dos amigos Pena Branca e Xavantinho, a dupla foi apresentada a Victor Martins, diretor da Gravadora Velas, e voltou aos estúdios. O CD Meu Céu foi gravado sob a direção musical do violeiro Roberto Corrêa e foi campeão de crítica. O coroamento aconteceu com a conquista do prêmio Sharp, concorrendo com as Irmãs Galvão e Lourenço e Lourival. No dia 13 de maio de 1998, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, os violeiros de Minas receberam das mãos da apresentadora Hebe Camargo o mais importante prêmio da música brasileira. 


Zé Mulato e Cassiano formam hoje a mais importante dupla caipira em atividade no país, na melhor tradição de Pena Branca e Xavantinho, Tonico e Tinoco, entre outras influências.

Fonte do texto: http://www.violacaipira.com.br/musicabrasileira/?go=artistaDetalhe&id=15

artistas e grupos similares
Juliana Andrade e Jucimara

Juliana Andrade e Jucimara

[»]

Conhecer »
Canhotinho

Canhotinho

Canhotinho, o artista da viola de buriti, constrói seu próprio instrumento. No Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos V [»]

Conhecer »
José Erotides

José Erotides

O violeiro José Erotides de Araújo Carneiro, conhecido por Zé Erotides, nasceu em Forquilha, no município de Januária, Minas Ge [»]

Conhecer »