Boi de Zabumba
Rodrigo Lima

Boi de Zabumba


O Boi de Zabumba tem suas origens no município de Guimarães, na baixada maranhense. Zambumbas, maracas, tambores de fogo e tambores de fogo dão a sonoridade ao ritmo forte. A base do boi é a história de Catirina e seu desejo de comer língua do boi alegre e dançante do patrão de seu marido. O boi é hoje um dos maiores elementos da história oral nordestina.


A brincadeira do Bumba-Boi, existente em grande parte do país, possui significado especial no Maranhão, quando os “bois” saem, durante os festejos juninos, para cumprir promessa: os couros são trocados, são encenados os autos (ou comédias), numa verdadeira teatralização do hibridismo que veio dar corpo à cultura brasileira.


O Complexo Cultural do Bumba Meu Boi do Maranhão foi registrado pelo Iphan como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil no ano de 2011. O Bumba Meu Boi é uma manifestação popular em homenagem a São João, protetor dessa tradição. O sotaque zabumba tem a singularidade de manter os saberes técnico originais, como a comédia, os personagens, o toque, os cantos e as danças, além da tradicional indumentária, chapéus, franjas e fitas coloridas.


Os sotaques mais conhecidos são matraca, zabumba, orquestra, baixada e costa de mão. O sotaque de zabumba caracteriza-se pela presença das próprias zabumbas, além de outros instrumentos de percussão: tambor -de-fogo, tamborinho ou pandeirinho, tambor-onça, maracás e apitos.


Os brincantes dividem-se nos papéis de amos, índias, rajados, vaqueiros, palhaços, pais Francisco, catarinas e outros cômodos, assim como o próprio boi. Segundo a opinião corrente em São Luís, são os grupos desse sotaque os mais apegados às tradições cômicas de representação do auto do boi e de outras histórias sobre temas variados.


ORIGEM DO BOI


Damásio, terra doada, ainda no século XIX pelo antigo senhor de engenho, Manoel Martins, aos seus escravos é o local de origem do Boi de Guimarães, um dos Bois mais antigos do Maranhão e que deu origem a um sotaque: o sotaque de Guimarães. Toda a região da Baixada (incluindo Guimarães, Mirinzal, Cururupu, Central,  Viana e outros municípios) é conhecida e respeitada, sendo o local de “origem”, segundo relatos orais, do Bumba Boi no Maranhão. 


Ali a brincadeira de Bumba-Boi é praticada extensamente sobretudo nos povoados rurais, as denominadas “terras de preto”, possuindo fortes vínculos com a população negra (num primeiro momento escrava e posteriormente liberta) do Maranhão.


O dono da “brincadeira” do Boi de Guimarães (Sr Marcelino Azevedo) vem mantendo a tradição herdada de seus pais e avós cuja memória local remete à uma ancestralidade africana e ibérica, seja pelo culto ao animal, seja pela forte oralidade (musicalizada) nestes espaços.


Já o Bumba-Boi de zabumba é tocado com zabumbas rústicas (feitas a mão, de madeira retirada do mangue em data certa, com lua apropriada), arrochadas na corda. Os pandeiritos são feitos de jenipapo e cobertos com couro. As roupas possuem uma riqueza de detalhes bordados em miçangas e canutilhos. Este Boi, em especial, apresenta um modo único de tocar e afinar os instrumentos.


Fortemente estigmatizados (quer pela ancestralidade, quer por processos vinculados ao sistema de políticas culturais atuais) os Bois de zabumba praticamente desapareceram do cenário maranhense. Percorrer as trilhas desta manifestação cultural/musical é trilhar caminhos históricos de perseguição, hibridismo, dinamismo, relacionados à identidade brasileira como um todo e a formação musical local.


No ano de 1994, o mestre Basílio Durans criou o Festival Bumba Meu Boi de Zabumba que acontece, desde então, todos os anos em São Luís (MA). A proposta é resgatar as raízes do sotaque Zabumba, que esteve em declínio nos últimos anos e quase foi extinto.



***Com informações do site do Iphan.

artistas e grupos similares
Tião Carvalho

Tião Carvalho

Tião Carvalho é cantor, compositor, ator, dançarino, brincante e produtor cultural. Maranhense, erradicado em São Paulo, desenvo [»]

Conhecer »
Boi de Ribamar

Boi de Ribamar

[»]

Conhecer »
Boi do Seu Teodoro

Boi do Seu Teodoro

O Bumba Meu Boi é uma tradição cultural nordestina muito conhecida. A brincadeira mostra a história de um boi que foi sequestrad [»]

Conhecer »