Carlito e Baduy
Marcelo Scaranari

Carlito e Baduy

Cancioneiros sertanejos conhecidos como a dupla do batidão, Carlito e Baduy cantam juntos desde os anos 70, com muitos trabalhos gravados. Na época áurea do radio brasileiro, fizeram parte do seleto grupo de artistas que se apresentavam nos shows da Radio Record de São Paulo, comandados pelos famosos e conceituados Zé Bétio e José Russo.  

 Sua trajetória se alinha à escolha pela arte como modo de viver. Carlito foi batizado Mauril Leal de Paula, e nasceu em 1948 em Frutal, MG, cidade do Triangulo Mineiro, e trabalhou como lavrador até os 20 anos. Começou a cantar com seu irmão aos cinco anos e aos sete já tocava viola e aos 15 começou a estudar violão.

Saiu da fazenda, trabalhou como carpinteiro, jogou futebol, e por volta dos 23 anos, decidiu voltar a Frutal para dedicar-se a construção de sua carreira artística. Cantou com Tião Carreiro, e esse sugeriu o nome artístico que adotou. Carlito.

 Em 1975 começou sua parceria com Baduy. Nascido Eurípedes Simões França, também tem uma trajetória que reflete a escolha da arte para sua vida.

 Goiano de Itumbiara nasceu em 1943 numa fazenda da região e trabalhou de oito a doze anos carreando bois e como tratorista. Aos 16 anos saiu para a cidade, e trabalhou como caminhoneiro, mudando-se para Itumbiara trabalhou também como guarda-noturno de hotel.

 Sempre se dedicou à música e apresentava-se em programas de rádio. Sua mãe cantava e seu tio tocava acordeom instrumento que Baduy começou a tocar aos 10 anos. Em virtude de um acidente no qual foi atingido no peito, não conseguiu mais tocar o acordeom e começou a estudar violão.

 Cantou com muita gente e em 1975 iniciou sua parceria com Carlito e gravaram o primeiro LP com o sub-titulo Os Reis do Batidão. Sua obra tem aproximadamente 30 volumes, entre LPs, CDs e DVDs.  Seu repertório refinado traz o melhor da música sertaneja, e sua carreira se expandiu com apresentações em muitas regiões do Brasil, notadamente no Centro-Oeste e Sudeste. 

 

 

artistas e grupos similares
Cacique e Pajé

Cacique e Pajé

Cacique & Pajé foi o nome utilizado por dois indígenas que fizeram grande sucesso como dupla sertaneja nos anos 80. Vindos de uma [»]

Conhecer »
Badia Medeiros e Nêgo de Brito

Badia Medeiros e Nêgo de Brito

O compositor e violeiro Badia Medeiros forma dupla caipira com o violeiro Nêgo de Brito. No Encontro de Culturas, a dupla apresento [»]

Conhecer »
Paulo Freire

Paulo Freire

A partir de suas experiências e pesquisas que cercam o mundo da viola, o escritor e violeiro Paulo Freire faz uma ligação entre s [»]

Conhecer »