Renato Caetano
Marcelo Scaranari

Renato Caetano

Renato Caetano, violeiro, compositor, professor, mestre em música pela Escola de Música da UFMG vem, desde 2007, trabalhando sua carreira solo pautada na mistura entre a tradição com influências do mundo contemporâneo, no qual as fronteiras e as separações estão, cada vez, mais tênues. Essa mistura cultural é realizada através da viola de dez cordas, conhecida, também, como viola caipira.


Sua carreira de violeiro se iniciou em 1999, com uma participação no show de Pena Branca e Xavantinho, com o Trio Verso e Viola. Foi regente e diretor musical da Orquestra Mineira de Violas de 2002 a 2005 com várias apresentações, dentre elas, uma como convidado de Sérgio Reis quando do seu show de aniversário, no Grande Teatro do Palácio das Artes. Em 2005 foi diretor musical e arranjador do CD "Concerto Caipira", da Orquestra. Foi membro do grupo Novos Violeiros, apadrinhado por Chico Lobo, de 2003 até 2006 com apresentações em várias casas de shows de Belo Horizonte.


Em 2007, foi o violeiro do Grupo Viola Urbana que mescla o som da viola com as influências da MPB.


No seu trabalho e na sua carreira, Renato procura trabalhar com arranjos que buscam a fusão de estilos que vão desde a tradição violeira, que se mescla com o blues, o rock e o jazz, e, também, com outras influências contemporâneas que, por acaso, se fizerem presentes no caminho. Essa miscigenação vem tendo grande aceitação e vem rendendo convites para se apresentar em vários locais pelo país — como, por exemplo, em festivais de cultura popular, como o Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros em São Jorge/GO (2006) — e também no exterior, como as apresentações, no ano de 2009, em Lisboa.


Essa mistura entre os vários estilos que compõem a viola de Renato Caetano se materializou na produção, em 2009, do seu primeiro CD “QUE VIOLA É ESSA?”, cujo lançamento ocorreu no referido ano no Teatro do Colégio Imaculada com lotação esgotada.


Desde 2007, Renato Caetano faz parte do projeto "Causos e Violas das Gerais" (SESC MINAS) com o qual já visitou várias cidades do Estado de Minas Gerais. Também pelo SESC MINAS, participou do projeto Canto & Viola (2011), que culminou na produção do CD que leva o mesmo nome, no qual participa com duas faixas.


No ano de 2008 foi convidado a abrir os shows de Renato Teixeira e de Geraldo Azevedo, ambos no Music Hall em Belo Horizonte. Além disso, no mesmo ano, participou, dessa vez como convidado, da gravação do DVD "Viola Urbana ao Vivo", no Grande Teatro do Palácio das Artes.


Em 2015, lançou seu novo projeto "As Dez Cordas de Liverpool" - Um Tributo violeiro aos Beatles com 2 apresentações de casa lotada no Teatro Júlio Mackenzie - SESC Palladium em março desse mesmo ano. Em 2016, fez o lançamento do CD desse projeto que possui o mesmo nome, no teatro Bradesco com grande presença de público.


Em 2016, além do CD "AS DEZ CORDAS DE LIVERPOOL", lançou também o projeto VIOL-A-ÇÃO, dentro do Canto e Viola, no Teatro de Câmara do Cine Theatro Brasil Vallourec. Esse projeto, realizado com banda, é composto por canções autorais do violeiro que, pretende-se, se tornará o novo CD.


Gravou os seguintes CDs;


- Concerto Caipira – Orquestra Mineira de Violas – 2005


- Violando Fronteiras – Vários - 2007


- Que Viola é Essa ? – Renato Caetano – 2009


- Canto e Viola – Vários (SESC-MG) – 2011


- As Dez Cordas de Liverpool - Renato Caetano - 2016



***Com informações do site oficial do artista.



artistas e grupos similares
Noel Andrade

Noel Andrade

O jovem violeiro e cantador Noel Andrade, natural de Patrocínio Paulista (SP), se baseia no mundo caipira para compor suas músicas [»]

Conhecer »
José Erotides

José Erotides

O violeiro José Erotides de Araújo Carneiro, conhecido por Zé Erotides, nasceu em Forquilha, no município de Januária, Minas Ge [»]

Conhecer »
Badia Medeiros e Nêgo de Brito

Badia Medeiros e Nêgo de Brito

O compositor e violeiro Badia Medeiros forma dupla caipira com o violeiro Nêgo de Brito. No Encontro de Culturas, a dupla apresento [»]

Conhecer »