Congo Azul Marinho de Maio de Uberlândia
Débora Amorim

Congo Azul Marinho de Maio de Uberlândia

-O Congo Azul Marinho de Maio, de Uberlândia – MG, veio com 55 pessoas para o V Encontro de Culturas, entre eles muitos jovens. Seus integrantes cantaram e dançaram, atraindo a atenção de todos pelas ruas do povoado de São Jorge.

 

No seu repertório, músicas tradicionais e composições novas de autoria dos capitães e integrantes do grupo, acompanhadas por instrumentos artesanais de fabricação própria.

 

O Congo possui uma hierarquia. Um par de Rei e Rainha de Nossa Senhora do Rosário vestindo cor de rosa, e outro par de soberanos de São Benedito vestindo azul.

 

O Congo Azul Marinho foi fundado em 1982 pelo Capitão Rubens e amigos, e canta para Nossa Senhora do Rosário e São Benedito. O grupo começou com 26 pessoas e hoje conta com 228 integrantes.

 

Seu festejo anual acontece no segundo domingo de outubro, com o dia 5 dedicado a São Benedito e o dia 7 dedicado a Nossa Senhora do Rosário.

 

O Capitão Rubens Aparecido Assunção, que lidera o Congo Azul Marinho de Maio, conta que a Congada em Uberlândia surgiu por volta de 1874, com um escravo, e até hoje seus descendentes continuam festejando.

 

As cores do Congo Azul Marinho são o azul turquesa e o branco, derivados das cores do Manto de Nossa Senhora do Rosário. Os Instrumentos que usam são o surdo, maracanã, o repique, o chocalho e o surdinho. Os ritmos que acompanham os cortejos são o Congo, a Embolada, o Rojão e a Marcha.

 

Além dos festejos à Senhora do Rosário e a São Benedito, o grupo também desenvolve um trabalho social, oferecendo aos jovens da comunidade oportunidade ocupacional e artística, visando também a continuidade dos trabalhos do Congo pelas novas gerações. O Capitão Rubens salienta a importância desse trabalho com os jovens, muitos deles em situação de risco, convivendo com a violência. Realizado em parceria com as escolas, os alunos precisam apresentar o boletim escolar: “quem tiver nota vermelha não entra, só no ano que vem”, acrescenta o Capitão do Congo.

 

artistas e grupos similares
Congo de Nossa Senhora do Rosário

Congo de Nossa Senhora do Rosário

[»]

Conhecer »
Congo de Niquelândia

Congo de Niquelândia

Com mais de 250 anos de história, essa tradição que mistura elementos ibéricos, africanos e indígenas é realizada em homenagem [»]

Conhecer »
Terno de Moçambique do Capitão Júlio Antônio

Terno de Moçambique do Capitão Júlio Antônio

Liderados pelo Capitão Julio Antônio, os mineiros do Terno de Moçambique de Perdões se [»]

Conhecer »