Fernando Guimarães
Débora Amorim

Fernando Guimarães

O violeiro tem canções que combinam a vida na roça, expressa nas letras, com o som das cordas, que mostram o sentimento do sertanejo. As cantigas do músico apresentam arranjos bem trabalhados e técnicos, devido à sua formação em violão clássico, acompanhados de canções que falam sobre o descaso do homem em relação à natureza, o sertão e manifestações folclóricas da cultura popular brasileira.

Nascido em Caldas, Minas Gerais, Fernando passou a infância na Fazenda Ribeirão Fundo, onde viveu experiências que o tornaram ligado à terra, como os grandes nomes da música regional. Herdou o gosto e a habilidade musical da avó, que tocava o bandolim, e do pai, que gostava de tocar viola caipira. Fernando cresceu cercado pela música com diversos amigos e parentes que incentivavam essa prática. Com gosto e talento, ele estudou violão clássico e popular, aprimorando suas habilidades com o instrumento.

Como violeiro, realizou diversos trabalhos desde 1979, quando começou a participar de festivais de música em sua terra natal. Sem deixar a carreira solo de lado, entre 1984 e 1987 ele fez parte do Grupo Origem, que interpretava canções folclóricas e de própria autoria.

Seu último disco foi gravado em 1987, intitulado Bem Te Viagem a Ribeirão Fundo, que reúne composições que mostram as características mineiras do compositor. A fauna e a flora fazem parte dos temas recorrentes do disco, assim como a imagem do caipira. Mais tarde, participou de gravações com Pereira da Viola e teve composições suas gravadas na voz e viola de Dércio Marques.

artistas e grupos similares
Tiziu do Araripe

Tiziu do Araripe

José Ferreira de Souza, conhecido como Tiziu do Araripe, é músico, cantor e compositor. Iniciou sua carreira aos 15 anos de idade [»]

Conhecer »
Ilê Aiyê

Ilê Aiyê

O Ilê Aiyê, ou simplesmente Ilê, é o mais antigo bloco afro do carnaval de Salvador (BA). Criado em 1 de novembro de 1974, foi o [»]

Conhecer »
Xaxado Novo

Xaxado Novo

[»]

Conhecer »