Dessana
Fredox

Veja no Mapa »

Dessana

O grupo faz parte da família linguística Tukano.Os Dessana são especialistas em certos tipos de cestos trançados, como apás grandes (balaios com aros internos de cipó) e cumatás (cestos-coadores).

Os povos Tukano, dos quais fazem parte os Dessana, integram um sistema sócio-político flexível e esta integração se dá por redes de intercâmbio que envolvem visitas, trocas, casamentos e rituais. O modo de vida dos grupos engloba caça e coleta, predominando a pesca e a agricultura de coivara. Esses povos se aproximam muito no estilo de ornamentação corporal e suas músicas, danças e cantos têm uma base comum, mesmo que as palavras e melodias possam se diferenciar de grupo para grupo.

Os mitos dos Dessana explicam as origens do cosmos e descrevem um mundo perigoso, sem limites definidos de tempo e espaço e que não diferencia pessoas e animais. As narrativas míticas mostram como os primeiros seres definiram as feições da paisagem por meio de suas atitudes e como o mundo foi se tornando seguro para abrigar os verdadeiros seres humanos.

Quanto à organização social, os indivíduos tukano pertencem ao mesmo grupo do pai e falam a mesma língua. Eles devem se casar com membros de outros grupos. E o ideal é que sejam falantes de outras línguas. Em sua dinâmica, cada grupo é formado por um número de clãs hierarquicamente ordenados. Os clãs de grau mais alto geralmente vivem em lugares mais favoráveis, nas partes mais baixas dos rios; e os de menor grau ocupam as partes mais altas. Os 'chefes', nos clãs de grau mais alto, são os que patrocinam os principais rituais da etnia.

Outra característica marcante dos Tukano é que eles compartilham da idéia de reencarnação fundamentada na crença de que, quando uma pessoa morre, um aspecto de sua alma volta para a "casa de transformação", local de origem do grupo.

Para saber mais: http://pib.socioambiental.org/pt/povo/desana

artistas e grupos similares
Avá-Canoeiro

Avá-Canoeiro

Os Avá-Canoeiro habitam as Terras Indígenas Avá-Canoeiro, localizadas ao norte do estado de Goiás, nos municípios de Minaçu e [»]

Conhecer »
Paresí

Paresí

Os índios Paresí, autodenominados Halíti, preservam grande parte de suas tradições, mitos e crenças, como a língua Paresí, d [»]

Conhecer »
Guarani

Guarani

[»]

Conhecer »