Umbando
Fredox

Umbando

O grupo Umbando surgiu em 2001, com reuniões informais entre amigos, tocando instrumentos sem o caráter de ensaio ou trabalho, em um antigo estúdio de Goiânia. O grupo apresenta uma grande mistura em suas músicas, tanto de estilos musicais quanto com os instrumentos. Com influências que mesclam ritmos como funk, blues, rock e folk e também batidas brasileiras, como o samba, baião, xote e catira, o grupo busca fazer uma experimentação musical.

Ao todo são nove integrantes. Flavinho, Dondim e Zé César são os percussionistas, Olavo toca viola, Luiz Clímaco, violão, e Foca, baixo. Pafa cuida da bateria e Marco Antônio e Klebão dividem os vocais, flauta, triângulo e afoxê. Os instrumentos usados também são bem variados, como a clássica tríade guitarra-baixo-bateria, além de flauta, viola e variadas percussões. Depois de oito anos de carreira musical, a banda lançou seu primeiro disco no final de 2009 pelo selo da Fósforo Cultural.

Durante sua trajetória, a banda passou por alguns percalços, sendo os principais as perdas de dois amigos e companheiros de grupo, Ari Rosa e Robertão.

Integrantes

  • Rogério Pafa - Bateria
  • Carlos Foca - Contra-baixo elétrico
  • Olavo Telles - Viola
  • Luiz Fernando Clímaco (Lú) - Violão aço, guitarra, arranjos de base, composições melódicas e harmônicas e letras.
  • Marco Antônio Clímaco (Marquinho) - Flautas (transversal, doce, caboclinho e pífano), voz, composições melódicas, letras.
  • Dondim - Zabumba, surdo, atabaque lé, atabaque rumpi, efeitos
  • Flavinho - Atabaque, rum, congas, pandeiro, efeitos, atabaque rumpi e cuíca.
  • ZéCésar - Berimbau, cajon, pandeiros (couro e meia-lua), tamborim, agogôs (madeira e frigideira)
  • Kleber  d´Abreu (Klebão) - Voz, composições melódicas e harmônicas, letras, afuchê, triângulo.

 Saiba mais

http://www.umbando.com.br/

artistas e grupos similares
Nação Latina

Nação Latina

[»]

Conhecer »
Afoxé Omô Nilê Ogunjá

Afoxé Omô Nilê Ogunjá

O Afoxé Omô Nilê Ogunjá é um grupo cultural e artísticos, fundado em 4 de outubro de 2004, na UR 1-Ibura, onde está plantado [»]

Conhecer »
Grupo Cultural Acarbo

Grupo Cultural Acarbo

Comandado por mestre Macaco e contra mestre Banha, o Grupo Cultural Acarbo, fundado em 1985, em Santo Amaro (BA), com apenas seis in [»]

Conhecer »