Cabuléticos
Marcelo Scaranari

Cabuléticos

O grupo de Maracatu Cabuléticos faz parte do Invenção Brasileira, coletivo que atua em Brasília há mais de 20 anos, liderado pelo trabalho do bonequeiro Chico Simões.  Durante esse tempo o grupo cresceu e se integrou ao projeto Ponto de Cultura do Ministério da Cultura, destacando-se dentre os trabalhos com objetivos e caminhos semelhantes, bebendo nas raízes das formas de expressão da cultura popular brasileira. Sua diversidade e criatividade dialogam com seu nome. Ponto de Cultura Invenção Brasileira

 O teatro popular e teatro de bonecos, o Maracatu, a Ciranda e o Coco, são vertentes do trabalho do Ponto de Cultura que se incorporam ao trabalho pelas oficinas de percussão.  E em uma dessas oficinas coordenada pelo mestre Caranguejo, surgiu o grupo de maracatu Cabuléticos, que se tornou em uma das principais atrações do Ponto de Cultura, que tomando o caminho do mangue têm se apresentado por muitos lugares, ligados ou não ao movimento dos Pontos de Cultura.

 Todas as atividades são abertas ao público e são parte do desenvolvimento de sua proposta de inclusão social da comunidade de Taguatinga, Distrito Federal. 

 O ponto de cultura realiza também trabalhos de investigação e pesquisa das diversas culturas populares brasileiras. Atualmente, o grupo se dedica ao estudo da cultura popular dos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

artistas e grupos similares
Maracatu Leão Coroado

Maracatu Leão Coroado

O Maracatu Leão Coroado representa uma manifestação típica do carnaval de Recife e de sua região metropolitana. O grupo existe [»]

Conhecer »
Maracatu Piaba de Ouro

Maracatu Piaba de Ouro

[»]

Conhecer »