Adiel Arnaldo Luna dos Santos nasceu em 1984, no bairro de Tiúma, em São Lourenço da Mata (PE). Filho de uma família de poetas e coquistas, cresceu cercado por cantorias, repentes e madrugadas festivas. Viveu parte da infância em Camaragibe, ambiente fértil de caboclinhos e coco de roda, tradições que moldaram sua sensibilidade artística.
Em 2002, fundou o grupo Coco Camará, dedicado a resgatar e recriar manifestações ancestrais do coco e da cantoria. Adiel é cantador de viola, coquista, forrozeiro, cordelista, ator, aboiador, repentista, mestre de maracatu e escritor.
Reconhecido por sua voz potente e improvisos ágeis, lançou discos como "Camará" e "Baionada", publicou mais de 70 cordéis e lançou, em 2022, seu primeiro livro, “O Lunário Encourado”. Foi premiado com o Prêmio Internacional de Composição Popular e representou o Brasil no Ibermúsicas.
Adiel Luna apresentou-se em importantes festivais culturais como o Sonora Brasil - Nas Pisadas do Coco (SESC) e o programa Causos e Cantos (TV Globo). No exterior, já realizou turnês pela Alemanha, Espanha e França, sempre reforçando o elo entre tradição popular e experimentação contemporânea.
Adiel já esteve no encontro em outras oportunidades. Em uma deles, se apresentou com o Mestre Bule-Bule (BA), com o show Cantos Rurais. Um espetáculo com elementos do Samba de Roda, do Coco, da Cantoria de Viola.
Show no 25º Encontro de Culturas Tradicionais
Em 2025, no 25º Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros, Adiel Luna celebra 25 anos de trajetória com o espetáculo “Cantilena”. O show é uma imersão poético-musical onde a viola e a palavra se entrelaçam em novas possibilidades sonoras. Reinterpretando a afinação tradicional da viola nordestina, o artista propõe uma experiência sensorial única, com modulações, delays e um sistema estéreo que transporta o público para o centro da criação.