As manifestações populares e tradicionais traduzem livremente a essência maior da cultura brasileira. Cantos Rurais, o mais novo projeto musical de Adiel Luna (PE) e do Mestre Bule Bule (BA), se configura na confluência da diversidade cultural e sonora pernambucana e baiana.
Um espetáculo com elementos do Samba de Roda, do Coco, da Cantoria de Viola, Cantos Rurais possui uma relação direta com a cultura popular e é o resultado de seus aprendizados riquíssimos dentro da tradição oral nordestina – o que dá aos poetas uma base muito consistente para a construção de um trabalho bastante singular.
O espetáculo é festa, comemoração, brincadeira de improviso, no qual cantadores e público se reúnem para uma experiência fascinante e um passeio sedutor por essas manifestações que têm o improviso como fio condutor.
O projeto traz um clima íntimo e alegre, com músicas de autorias de Adiel e Bule Bule e elementos singulares de suas identidades, mesclando contextos nordestinos: paisagens, religiosidade, cotidiano, histórias e sonoridades.
Seus temas vão da literatura de cordel aos cantos tradicionais, toadas, baiões, forrós, cocos, sambas de roda e outras formas de expressões artísticas encontradas em Pernambuco e na Bahia.
Entre uma música e outra, eles contam causos, recitam versos e brincam com o público, num espetáculo bastante descontraído.
Cantos Rurais já foi apresentado em Recife, Olinda, Garanhuns, Goiânia, Brasília, Salvador e em várias cidades do interior baiano. Em 2020, os músicos apresentam o trabalho no XX Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros, edição virtual, no dia 8 de agosto.