Agnaldo Ribeiro dos Santos é Mestre de Cultura Popular, reconhecido por sua atuação com o Reisado e a Roda de São Gonçalo da Serra da Capivara (PI), expressões tradicionais que ele mantém vivas como práticas de fé, arte e identidade comunitária.
Pedagogo de formação, é especialista em Psicopedagogia; Educação, Cultura e Meio Ambiente; e História e Cultura Indígena e Afro-Brasileira. Une sua trajetória acadêmica ao trabalho como professor de ensino fundamental, promovendo uma educação que valoriza a ancestralidade e o vínculo entre escola e comunidade.
Como gestor de centro cultural comunitário e coordenador de Ponto de Cultura, dedica-se à captação de recursos, mobilização social e produção cultural, articulando projetos que garantem a difusão e a salvaguarda do patrimônio imaterial da região da Serra da Capivara. Sua atuação é marcada pelo engajamento no fortalecimento da cidadania cultural e na construção de oportunidades para jovens e comunidades tradicionais.
É também escritor, agente cultural e coordenador do Fórum de Culturas Tradicionais da Serra da Capivara, instância que promove o diálogo entre mestres, artistas, educadores e gestores em defesa da cultura popular.
Reconhecido como mestre, educador e articulador, Agnaldo Ribeiro dos Santos se afirma como uma das vozes centrais da resistência cultural no Piauí, unindo tradição e contemporaneidade para preservar e projetar a riqueza dos saberes da Serra da Capivara.