A Aldeia Multiétnica é um projeto
da Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge que recebe grupos indígenas de todo o
Brasil para intercâmbios culturais entre indígenas e não-indígenas. O evento
reúne etnias de diferentes regiões do país com o objetivo de realizar
vivências que permitam aos participantes entrar em contato com os rituais, artesanatos, cantos e danças característicos de cada etnia.
Para além das vivências, rodas de prosa e debates sobre as demandas e lutas dos povos indígenas do Brasil, com a presença de representantes do poder público, fortalecem a articulação nacional indígena e fomenta a criação de políticas públicas voltadas a esses grupos. O evento ocorre desde 2007 e integra a programação do Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros.
As Edições da Aldeia Multiétnica
Foto: Fredox
A I Aldeia Multiétnica foi montada na Pousada Aldeia da Lua, nas proximidades da Vila de São Jorge. Participaram do evento
as etnias Krahô, Xerente, Kaiapó, Kamaiura, Tucano, Carajá, Xavante, Maxakali,
Tapuya e Avá-Canoeiro. A edição que seria única deu tão certo que foi aperfeiçoada nos anos seguintes.
A II Aldeia Multiétnica foi realizada em 2018 e recebeu a presença de dezessete etnias indígenas (Krahô, Dessana, Cariri-Xocó, Kaiapó, Avá-Canoeiro, Kamayurá, Guarany-Mbya, Terena, Trumai, Fulni-ô, Guarany, Wassu, Baré, Pataxó, Meakin, Xavante e Apinajé), vindas de diversas regiões do Brasil. Com a temática "Territórios Indígenas: uma perspectiva contemporânea", o evento discutiu a perspectiva territorial clássica às discussões contemporâneas sobre estética. Além das questões daquele momento sobre território, a aldeia procurou abordar a questão dos índios urbanos, o patrimônio estético e cultural destes povos e suas reminiscências na cultura popular.
A III Aldeia Multiétnica,
realizada em 2009, contou com a presença de nove etnias indígenas:
Apinajé (TO), Desana (AM), Fulni-ô (PE), Ingarikó (RO), Kaiapó (PA), Kaingang
(PR), Kamayurá (MT), Kariri-Xocó (AL), Krahô (TO) e Yawalapti (MT).
Em 2010, a IV Aldeia Multiétnica contou com a presença dos povos indígenas Avá Canoeiro, Kayapó, Krahô, Yawalapiti, Fulni-ô, Kiriri, Dessana, Guarani-Kaiowá, Kaxinawá e Paresí.
De 2007 a 2010, as atividades da Aldeia ocorriam na Pousada Aldeia da Lua, nas proximidades da Vila de São Jorge. Em 2011, mudamos de espaço. Neste novo local passamos a realizar a Aldeia Multiétnica de maneira mais intimista, tendo como mote a construção de casas tradicionais. Neste ano os Yawalapiti foram os anfitriões da festa, construíram sua casa tradicional e receberam o povo Kayapó, Kaxinawá, Parecí, Fulni-ô e Krahô. A partir daí cada edição da Aldeia teria uma etnia anfitriã, que seria responsável por comandar a vivência e receber as etnias convidadas. No prazo de 24 horas, cada uma apresentava fragmentos de sua cultura. Outro importante momento da V Aldeia Multiétnica foi a realização da reunião do Colegiado Indígena, órgão ligado ao Conselho Nacional de Política Cultural - CNPC.
Em 2012 os anfitriões da VI Aldeia Multiétnica foram os
índios Kayapó que construíram a segunda moradia do local onde receberam os
povos Yawalapiti, Krahô, Xavante, Fulni-ô, Dessana, Kaxinawa, Kuntanawa,
Yawanawá e Guarani, formando um grupo de cerca de 200 indígenas.
A VII Aldeia Multiétnica teve como anfitrião o povo Krahô,
que construiu sua casa tradicional com a ajuda do povo Kayapó, Kariri-Xocó,
Fulni-ô, Yawalapiti, Kamiurá, Kaxnawá e
Dessana.
No ano de 2014, a VIII Aldeia Multiétnica teve como tema "Interculturalidade – Desafios e perspectivas".
Dentre os desafios desta edição do evento, a falta de recursos impossibilitou a
construção da casa tradicional do povo Fulni-ô. Participaram do evento os povos
Fulni-ô (PE), Kamaiurá (MT), Kariri-Xocó (CE), Kayapó / Mebêngôkre (PA), Krahô
(TO), Trucá (BA, PE), Yawalapiti (MT) e Waurá (MT).
Em 2015, a IX Aldeia Multiétnica contou com a participação
do povo Fulni-ô (PE), Kariri-Xocó (CE), Kayapó / Mebêngôkre (PA), Krahô (TO) e
os povos do Alto Xingu (MT).
Em 2016, a X Aldeia Multiétnica teve como tema “Dez anos de Aldeia Multiétnica: comunicação, saberes tradicionais e novas linguagens”. Neste ano participaram da Aldeia Multiétnica os povos Fulni-ô, Kariri-Xocó (CE), Kayapó / Mebêngôkre (PA), Krahô (TO), Dessana, Guarani Mbya e os povos do Alto Xingu (MT). Neste evento concluímos um ciclo e deixamos a terra onde construímos três casas tradicionais.