Ana Carolina Santana Barbosa, conhecida como Carol, é integrante da Comunidade Tradicional Caiçara do Sertão do Ubatumirim, em Ubatuba (SP). É uma jovem liderança que atua de forma ativa em diferentes espaços de organização social, cultural e ambiental, fortalecendo as lutas das comunidades tradicionais.
Carol é colaboradora da ABU – Associação dos Bananicultores e Produtores Rurais da Comunidade Tradicional do Sertão do Ubatumirim e militante do Fórum de Comunidades Tradicionais (FCT), que articula indígenas, caiçaras e quilombolas da Costa Verde da Bocaina. Também integra a Coordenação Nacional de Comunidades Tradicionais Caiçaras (CNCTC), espaço de representação e articulação política dessas comunidades em nível nacional.
No campo da pesquisa comunitária, atua junto ao Observatório de Territórios Sustentáveis e Saudáveis da Bocaina (OTSS), uma parceria do FCT com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que busca construir soluções participativas para a sustentabilidade e a saúde nos territórios tradicionais.
Na vida cultural, é remadora e integrante da diretoria da AARCCA – Associação de Amigos e Remadores da Canoa Caiçara, entidade reconhecida como de utilidade pública pelo município de Ubatuba. Além disso, mantém viva a tradição do Fandango Caiçara, sendo dançadora do Grupo Fandango Caiçara de Ubatuba e integrante do Coletivo Deliberativo para a Salvaguarda do Fandango Caiçara do IPHAN, que articula a preservação desse patrimônio cultural brasileiro.