Anelis Assumpção
Artista popular

Anelis Assumpção

Anelis Assumpçäo é uma cantora e compositora brasileira que mistura em seu trabalho vocais sensuais a arranjos irreverentes, pitadas de dub, afrobeat e grooves brasileiros.

Filha do falecido cantor e compositor Itamar Assumpçäo, Anelis representa o espírito livre de amarras da vanguarda da música de São Paulo, bem como o toque de originalidade que ela herdou de seu pai. Suas raízes paulistas correm profundas dentro do seu estilo, levando a música pra frente, capturando algo novo, mesmo que ainda mantendo o sabor do vintage/analógico vivo.

Seu álbum de estreia, “Sou Suspeita, Estou Sujeita, Não Sou Santa” (2011) recebeu críticas dos principais festivais e line-ups do Brasil e Portugal. Em 2014, ela lançou seu novo álbum, “Amigos Imaginários”, que foi um sucesso instantâneo com centenas de milhares de plays on-line nas redes, só no primeiro mês. O álbum foi mixado pelo dub master nova-iorquino, Victor Rice e inclui faixas com pesadas linhas de baixo e climas nebulosos, que evocam a sensação entorpecente das noites de uma megalópole da latino-americana como São Paulo. O álbum lhe rendeu o prêmio Deezer de Artista do Ano em 2014, e o prestigiado prêmio APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte) para Melhor Artista Revelação, no ano de 2015.

As suas letras em inglês, português e espanhol apresentam uma poética descompromissada, repleta de crítica social, em palavras entrelaçadas, sobre histórias de amor, vivências e comida. Em fevereiro de 2018, ela lançou seu terceiro álbum, Taurina, para o qual buscou inspiração na sua própria selva de pedra, São Paulo, e nos alimentos de todos os tipos que prepara em alquimia na sua cozinha.



   

Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge. Direitos reservados.